Apartamento Houssein Jarouche

O apartamento do paulista Houssein Jarouche, projetado pelo escritório Triptyque, é um espaço que privilegia o design .



artista e empresário Houssein Jarouche  apresenta neste mini-documentário produzido pela LABDESIGN, suas criações e seu apartamento :


O APARTAMENTO :
O apartamento do paulista Houssein Jarouche, projetado pelo escritório Triptyque, é um espaço que privilegia o design e a inovação. Com 300 metros quadrados, a residência localizada em São Paulo capital é formada por ambientes amplos, cuidadosamente projetados para interagirem um com o outro. O grande destaque é a Tremetreme, uma estante monumental que percorre praticamente todos os ambientes da casa.
 
Os arquitetos explicam que a estrutura da Tremetreme abraça o núcleo técnico do prédio, englobando elevadores, escada de serviço. Como está presente em todos os espaços, ela define todo o projeto. É a partir dela se faz a entrada do elevador para dentro do apartamento, como quem entra em uma caverna, da escuridão até a luz, definem. A estante também comporta as coleções de Houssein, objetos que coleciona resultantes de suas viagens, toys arts, livros, obras de arte e lembranças.
 
Não há divisões nos espaços do apartamento, ele funciona como uma grande galeria pontuada por elementos integrados essenciais como: armários, banheira, cama, cozinha, etc., todos tratados de uma forma minimalista. Os ambientes são alinhados, mas sem uma função estabelecida. Entre os materiais utilizados pelos arquitetos estão o concreto bruto, assoalho em madeira de demolição e inox. As paredes brancas valorizam o mobiliário e as peças de arte.
 
A cozinha fica situada bem no centro da construção, em frente à Tremetreme. Ela é uma grande pedra de concreto de onde surge o fogo e funciona como elemento de encontro e articulação, na visão do Triptyque. O resultado é um apartamento singular que reflete perfeitamente a essência do proprietário, que também é dono da loja Micasa (projetada pelo Triptyque), cheio de inspiração, contrastes e surpresas.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Área: 300 m²
Ano: 2005/2006
Projeto de arquitetura: Triptyque
Fotos: Leonardo Finotti e Fran Parente