Villa Isabella

O projeto do escritório Brasil Arquitetura para Villa Isabella teve como ponto de partida a integração com o terreno ...

O projeto do escritório Brasil Arquitetura para Villa Isabella teve como ponto de partida a integração com o terreno e adaptar-se perfeitamente às mudanças climáticas da região de Hanko na Finlândia. Villa Isabella foi concebida para ser uma casa moderna e verde que se insere na floresta nórdica, sombria e intocada, mas sem se impor sobre ela.
 
Os arquitetos admitem influências e referências da arquitetura finlandesa sobre seu trabalho tanto nas estruturas,conceitos espaciais e princípios de construção como no uso de materiais e as relações com a natureza e urbanidade. Eles definem esta relação Brasil e Finlândia como: “tão longe e ao mesmo tempo tão perto”.
 
A construção utiliza como materiais a madeira, a pedra e o vidro, resultando numa residência contemporânea com linhas cleans. Sua estrutura foi pensada para resistir às rigorosas mudanças climáticas da região, mantendo em seu interior a sensação de aconchego através do uso de madeiras escuras. Os corredores com fechamento em vidro, o chão de pedras e o amplo pátio funcionam como elementos de integração.
 
De acordo com a passagem das estações do ano, as diferentes condições de luz, vão oferecendo novas experiências através da transformação dos materiais, das cores e dos elementos estruturais da residência.
 
Ficha técnica:
Localização: Hanko - Finlândia
Área: 330m² construída
Número de pavimentos: 1
Ano: 2005/2007
Projeto de Arquitetura: Brasil Arquitetura
Fotos: Divulgação