Casa Osler

Localizada em Brasília-DF, a Casa Osler, projetada pelo arquiteto Marcio Kogan, acompanha o estilo da capital federal. Os pilotis, ...

Localizada em Brasília-DF, a Casa Osler, projetada pelo arquiteto Marcio Kogan, acompanha o estilo da capital federal. Os pilotis, volumes e brises mostram uma clara inspiração nas obras de Oscar Niemeyer. A residência possui ainda um painel em azulejos de autoria do artista Athos Bulcão, que tem suas criações expostas em diversos prédios públicos da cidade como: o Palácio do Planalto, o Itamaraty e o Teatro Nacional.
 
A casa está dividida em dois pavimentos, em formato de caixa. No térreo, estão localizados: a suíte principal, um quarto, um banheiro, área de serviço e garagem. Os quartos do térreo se abrem utilizando painéis de madeira.
 
O piso superior é organizado em um prisma de vidro e concreto que fica suspenso sobre a piscina. Neste piso, ficam: a sala de estar, a cozinha e o escritório. A sala e a cozinha são integradas, separadas apenas por uma bancada. Duas escadas, uma externa e outra interna, fazem ligação entre os pavimentos.
 
Acima do pavimento térreo, o arquiteto implantou um terraço com jardim ligado à sala de estar. Para melhorar a ventilação da casa, Kogan usou painéis de madeira que se trespassam, e o salão principal serve como um ponto de encontro entre o primeiro e o segundo piso através da escadaria.
 
 
Ficha técnica:
Localização: Brasilia-DF
Ano:2006/2008
Área: 797 m² terreno - 270 m² construída
Número de pavimentos: 2
Projeto de Arquitetura: Marcio Kogan
Fotos: Zuleika de Souza, Claudio Dupas

COMENTÁRIOS

Rafael 14/11/2015 01h30

Olá sou estudante de arquitetura e este site chamou minha atenção. Por que te motivo gostaria de saber sebe se por acaso os senhores não posuem a planta baixa cotada para que possa fazer um projeto a respeito da casa osler localizada no Distrito Federal. Desde já agradesceria muito.

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.