Casa PS

A residência está localizada em um terreno irregular com 9 metros de frente e 21 de fundo, próximo ao parque Ibirapuera ...

A residência está localizada em um terreno irregular com 9 metros de frente e 21 de fundo, próximo ao parque Ibirapuera em São Paulo. Thiago Bernardes e Paulo Jacobsen optaram por trabalhar os pavimentos em meios níveis para desenvolver o projeto. A casa possui cinco suítes, áreas sociais, além de um escritório e uma sala de ginástica, um programa extenso em relação às dimensões do lote de 760 metros quadrados.
 
Na parte mais estreita, no volume da frente foram implantados os setores de serviço. E na parte posterior, mais larga, ficam a área de estar e íntima da casa. A circulação mereceu um destaque especial dos arquitetos, ela é vertical, situada entre o bloco frontal e o posterior, composta por um conjunto de escadas e passarela, iluminadas por aberturas zenitais, que conferem à residência uma espacialidade incomum.
 
A área de estar possui altura de um pé-direito e meio, ganhando amplitude, e os quartos, meio nível mais altos do que os vizinhos, desfrutam de uma vista panorâmica da cidade. O fechamento da área íntima é em treliça de madeira, inspirada nos muxarabis, o que garante a ventilação dos ambientes e preserva a privacidade. Os grandes vãos, o uso de vidro, a estrutura metálica e a cobertura com platibanda mostram a influencia do modernismo no projeto da casa PS. A fachada discreta foi um pedido dos moradores.
 
 
Localização: São Paulo- SP
Ano: 2005
Área: 900 m² construída – 760 m² terreno
Número de pavimentos: 2
Projeto de Interiores: Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Fotos: Leonardo Finotti