Edifício Aimberê

O edifício Aimberê de autoria do escritório Andrade Morettin tem um projeto diferenciado dos atuais edifícios ...

O edifício Aimberê de autoria do escritório Andrade Morettin tem um projeto diferenciado dos atuais edifícios residenciais que se tornaram verdadeiras ilhas isoladas do restante da cidade. Localizado na Rua Aimberê, bairro de Sumaré na Zona Oeste de São Paulo, o prédio retoma o diálogo entre os espaços privados e coletivos, entre casa e rua. O volume regular da construção possui cortes e aberturas que refletem a diversidade de unidades e suas amplas varandas que mais parecem quintais, dando um ar de casa aos apartamentos. Sua fachada é simples e contemporânea.
 
Os arquitetos optaram por uma construção não muito alta, com o equivalente a nove pavimentos. “Imaginamos um edifício cuja volumetria se insere delicadamente na quadra e um amplo recuo junto à rua”, explicam. Neste recuo foi implantado um jardim que faz uma mediação entre a via pública e o prédio, funcionando como um respiro. A entrada é marcada por planos inclinados contornando o jardim e a rampa de acesso ao hall de entrada.
 
Os apartamentos também são diferenciados em seus programas. Há unidades com pé-direito duplo, outras que se abrem para o jardim do pavimento térreo e algumas que têm a cobertura como solário, com áreas que variam de 95 a 215 metros quadrados. “Trabalhamos para que a associação de características diferentes resultasse numa volumetria interessante”, diz Andrade. As fendas que recortam o edifício também são responsáveis por levar luz natural para os espaços internos. E as plantas dos apartamentos são flexíveis, podendo ser adaptadas às necessidades e desejos dos moradores.
 
Entre as inovações do projeto está a ausência de espaços comuns como salão de festas e academia de ginástica. Segundo os arquitetos, por estar localizado em um bairro bem servido por comércio e serviços, a própria cidade já funciona como área comum para o Aimberê.
 
Ficha técnica:
Localização:São Paulo-SP
Ano: 2005-2008
Área: 775,89 m² terreno - 3.685 m² construída
Projeto de Arquitetura: Andrade Morettin Arquitetos Associados - Vinícius Andrade e Marcelo Morettin
Fotos: Daniel Ducci