Hotel Emiliano

O Emiliano foi o primeiro hotel-butique paulistano, um conceito que engloba instalações diferenciadas e venda de móveis ...

O Emiliano foi o primeiro hotel-butique paulistano, um conceito que engloba instalações diferenciadas e venda de móveis e objetos de design. Não se trata de cinco estrelas “comum”, seu projeto inclui uma instalação do artista Siron Franco na recepção, um jardim de orquídeas suspensas e as cadeiras do lobby são assinadas pelos irmãos Campana. Arthur Casas partiu de uma estrutura de 23 pavimentos, localizada em um terreno estreito e sem recuos na Rua Oscar Freire, em São Paulo, e realizou o Hotel Emiliano.
 
A fachada é minimalista com fechamento envidraçado, personalizada por recortes e com um volume cúbico de vidro reflexivo projetado sob o heliponto. O projeto de 57 lofts utiliza nos ambientes internos cores claras, misturando clássico e moderno, com um toque oriental. Características marcantes do arquiteto estão presentes na escolha de materiais naturais, a organização dos espaços, transparência e aproveitamento da luz natural.
 
A ausência de recuos laterais, pé-direito duplo na entrada e panos de vidro inclinados dão imponência ao conjunto e permitem a visualização do lobby e da área com espelho d´água e vasos suspensos. O lobby fica no piso térreo com o balcão posicionado na lateral direita, reservando mais área para circulação. Ficam também neste piso: sala de espera, bar, sushi-bar e um amplo restaurante, complementado por uma lareira e estante com livros.
 
No mezanino está localizado um lounge para jantares privados. Os ambientes incluem ainda salas para videoconferência. No último andar fica o Spa com instalações para massagem, academia de ginástica completa e ofurôs com vista paranâmica.
 
Os apartamentos estão distribuídos entre o primeiro e 22º andares, sendo dois apartamentos e uma suíte por andar. O mobiliário inclui itens do próprio Casas e dos irmãos Campana e os uniformes dos funcionários levam a assinatura do estilista Ocimar Versolato.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Área do terreno: 1.081 m²
Área construída: 7.267 m²
Número de pavimentos: 23
Ano: 1997/2001
Projeto de Arquitetura e Interior: Arthur Casas
Fotos: Tuca Reinés