Estúdio Fotográfico

Com inspiração na arquitetura paulista, o projeto de Arthur Casas para o Estúdio Fotográfico privilegiou ...

Com inspiração na arquitetura paulista, o projeto de Arthur Casas para o Estúdio Fotográfico privilegiou a criação de vagas para estacionamento e instalações adequadas para acolher escritórios e camarins. O Estúdio está localizado em uma rua de tráfego intenso na região de Pinheiros em São Paulo. A solução encontrada pelo arquiteto foi suspender os escritórios para o pavimento superior, liberando o térreo.
 
Os materiais escolhidos por Casas foram pré-moldados de concreto, estrutura metálica e dry-wall, agilizando a obra. Com a implantação do volume suspenso, o térreo liberado ganhou sete vagas de estacionamento e pátio de manobra, com forro em réguas metálicas. No novo bloco foram colocadas clarabóias de vidro leitoso, aproveitando a iluminação natural para os ambientes onde não foi possível colocar janelas.
 
O recuo lateral foi aproveitado para a criação de floreiras, fixas à empena onde estão apoiadas as vigas metálicas. Os ambientes deste lado possuem fechamento de vidro com vista para o verde, como a recepção que é livre de portas e janelas. Paineis de vidro autoportante, que dispensam caixilharia, marcam a face frontal do Estúdio e a sala de coordenação. As demais divisões internas usam placas de gesso acartonado.
 
Na porção frontal fica o escritório do fotógrafo, complementado por sala de reuniões, utilizando toda a largura do terreno. Com exceção do bloco da copa, os ambientes possuem portas de correr embutidas nas paredes, podendo ser integrados num espaço único quando necessário. No bloco central foram dispostos espaços para uso de modelos e funcionários, setores de produção e camarins. Todos os setores internos apresentam piso revestido por madeira Cumaru, exceto as áreas molhadas. Os itens de mobiliário também foram criados pelo arquiteto.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Área do terreno:290 m²
Área construída:575 m²
Número de pavimentos: 3
Ano: 2005-2006
Projeto Arquitetura e Interior: Arthur Casas
Fotos: Tuca Reinés