Casa do Arquiteto em Iporanga

Arthur Casas recebeu um dos prêmios “O Melhor da Arquitetura de 2008” com esse projeto: o seu refúgio em Iporanga.

Arthur Casas recebeu um dos prêmios “O Melhor da Arquitetura de 2008” com esse projeto: o seu refúgio em Iporanga. Ele distribuiu a construção de 485 m² em dois grandes cubos simétricos em um L, voltados para a mata Atlântica. Foi idealizada para ser a casa dos sonhos do arquiteto. “Eu sempre quis uma casa no meio da floresta, em um lugar onde eu pudesse recarregar minhas energias”, explica Casas.
 
O material utilizado tanto no exterior como no interior da residência foi o concreto com acabamento sustentável em madeira Cumaru certificada. O projeto possui pé-direito de 11 metros, com janelas de vidro contínuas. Os ambientes são integrados, a sala de estar comunica-se tanto com a cozinha quanto com o escritório. Em volta, há um grande terraço e nas proximidades um deck elevado de onde se observa trechos intocados da Mata Atlântica. O diálogo da construção com o espaço ao redor foi uma preocupação do arquiteto.

A sala da lareira tem a lateral delimitada por portas de correr envidraçadas que se abrem para a piscina. Do lado oposto encontram-se aletas articuladas de alumínio com uma pintura que imita aço Corten. Acionadas por controle remoto, elas regulam a entrada de luz e ventilação da casa. Uma churrasqueira incrementa as opções gastronômicas na cozinha gourmet. A suíte do casal que fica no pavimento superior ganhou um terraço privativo sobre a laje do andar inferior e os quartos têm vista para a piscina.
 
O deck, também feito em madeira Cumaru, contorna as árvores naturais que foram preservadas no projeto. O paisagista Gil Fialho complementou o verde já abundante com um farto jardim tropical. Casas deu o toque final com um projeto luminotécnico que valoriza a residência ao anoitecer.
 
 
Ficha técnica:
Localização: Iporanga-SP
Área: 485 m²
Número de pavimentos: 2
Ano: 2005
Projeto Arquitetura e Interior: Arthur Casas
Paisagismo: Gil Fialho
Fotos: Tuca Reinés

COMENTÁRIOS

  • Wilker Dener Nunes Ribeiro - 15/08/2014 17h20
    ola Arthur casas tudo bem? faço arquitetura e urbanismo e comecei a fazer um trabalho sobre você, eu não o conhecia mas depois que fui estudando você suas obras virei seu fã, seus projetos são excelente, gostei muito de estudar sobre você.Agora eu vou e elaborar uma proposta de um projeto baseado em suas caracteristicas, espero sair bem nesse trabalho e que posso fazer justo as suas caracyeristicas. Um dia eu quero e se Deus quiser e me abençoa eu vou conseguir chegar nos projetos tão impactante como os seus, mas com as minhas caracteristicas mas baseando um poucos das suas e de outros arquitetos que eu admiro e fico mais fã a cada projeo. obrigado Arthur casas, você é foda!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.