Residência Santana de Parnaíba

Esta residência, com aproximadamente 500 metros quadrados construídos, foi projetada por Arthur Casas para uma senhora de ...

Esta residência, com aproximadamente 500 metros quadrados construídos, foi projetada por Arthur Casas para uma senhora de meia idade separada e com filhos casados. Ela desejava espaços amplos para receber filhos, netos e amigos. A solução encontrada pelo arquiteto foi um projeto não-compartimentado, com muita transparência, privilegiando a luz natural e a paisagem.
 
A residência divide-se internamente em dois blocos simétricos e é caracterizada por ambientes integrados. A divisão em sentido longitudinal contrapõe de um lado a cozinha, sala de jantar e varanda com churrasqueira, interligadas por portas de correr de vidro e do outro a suíte de hóspedes, ateliê e living.
 
Uma escada de madeira leva ao pavimento superior, onde estão dispostos a suíte principal e mais um quarto de hóspedes. Aberta para o piso térreo, a circulação entre eles é protegida por um guarda-corpo de vidro igual ao da escada. Também nesse nível, mas com acesso independente, estão concentradas a área de serviço e as dependências de empregados.
 
Ficha técnica:
Localização: Santana de Parnaíba-SP
Área do terreno: 680 m²
Área construída: 473 m²
Número de pavimentos: 2
Ano: 2004-2005
Projeto de Arquitetura e Interior: Arthur Casas
Fotos: Tucas Reinés