Loja Havaianas

O desafio desse projeto para o arquiteto Isay Weinfeld foi criar um ambiente que passasse a descontração característica ...

O desafio desse projeto para o arquiteto Isay Weinfeld foi criar um ambiente que passasse a descontração característica da marca Havainas em um espaço conceitual totalmente inovador que combinasse com o endereço nobre. A loja-conceito da marca está localizada na Rua Oscar Freire no concorrido bairro paulistano de Jardins.
 
O resultado foi uma loja totalmente aberta para a rua, quase uma praça, que funciona como uma continuação da calçada, sem portas ou vitrines. Weinfeld manteve com isso a informalidade característica da Havainas, transpondo à arquitetura o clima de frescor, tranquilidade e brasilidade que a grife representa.
 
A construção foi desenvolvida em níveis descendentes. No plano da rua, localizado no mezanino, fica apenas uma pequena área de estar de onde se pode observar toda a loja. Em um nível abaixo está localizada a loja propriamente dita, composta por elementos autônomos como: uma barraca de feira que lembra a origem popular das sandálias, um contêiner que abriga os modelos "tipo exportação", um cilindro transparente expõe os chamados "novos produtos" da marca: bolsas, meias, toalhas, etc. Há também um cubo tecnológico que conta a história das Havaianas e em um espaço mais rebaixado ficam os serviços de customização e expositores para os produtos da linha infantil.
 
Premiado na 2ª edição WAF, “World Architecture Festival - 2009” na categoria espaços comerciais, o projeto da loja ganhou também o troféu Ouro na categoria Ambientes do prêmio IDEA de design nos Estados Unidos.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Área: 300 m² de área construída
Número de pavimentos: 2
Ano: 2008/2009
Projeto de Arquitetura: Isay Weinfeld
Fotos: Nelson Kon

COMENTÁRIOS

  • Catarina - 04/06/2014 00h11
    Caracas muito criativo...e tudo um sonho, fiquei louca quando vir as fotos. Meu Deus q lindo... parece um sonho... Sou VICIADONAAA POR HAVAIANAS... Uma paixão muito forte.... muito grande...Criei até um Blog, é o meu Blog fala sobre Havaianas...
  • Catarina - 04/06/2014 00h06
    ameiii..que lindo...sou uma grande colecionadora das Havaianas por enquanto tenho 21...minha paixão...A loja e linda,gostaria muito de conhece a loja pessoalmente,Por enquanto só vir nas fotos e me apaixonei mas ainda...ficou legal..parabéns..

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.