Loja MiCasa

O conceito que norteou o escritório de arquitetura franco-brasileiro Triptyque no projeto da loja MiCasa foi criar um ambiente ...

O conceito que norteou o escritório de arquitetura franco-brasileiro Triptyque no projeto da loja MiCasa foi criar um ambiente provocador. Um espaço onde as informações visuais fluíssem de dentro para fora. Os jovens arquitetos aproveitaram a estrutura antiga da casa localizada na região paulistana dos Jardins e reinventaram o conceito de vitrine. Uma grande fachada de vidro já causa logo o impacto.
 
Nessa fachada transparente foi colocada uma película ácida, especialmente desenvolvida para o projeto, em grau de opacidade e propriedades químicas. Ela recobre quase toda a superfície retangular do fechamento frontal. Durante o dia, pouco se vê dos interiores, apenas sombreamentos esparsos. Mas no canto superior direito da fachada, onde o vidro transparente não foi recoberto pela película há uma abertura elíptica, semelhante a um olho. Essa abertura revela um painel horizontal, também transparente, que funciona como apoio para exposição de produtos.
Dentro desse verdadeiro olho do edifício, segundo a definição da arquiteta Carolina Bueno, os produtos parecem flutuar. Foi através do design da fachada que todo o interior da loja foi orientado. Como o segundo pavimento tem pé direito duplo, não há chão atrás do “olho”. Nada é explicito no projeto, explica a arquiteta.
 
O afastamento entre a fachada e a estrutura da edificação cria uma zona intermediária, que ambienta os três pavimentos internos, onde estão expostos os móveis e acessórios residenciais comercializados pela empresa. A luminosidade desse trecho é diferenciada, originada de uma série de reflexões da luz, natural, durante o dia, e artificial, à noite, entre a fachada e os panos horizontais de vidro que a conectam aos pavimentos internos. Para isso, a elevação envidraçada não poderia ter montantes, deveria ser livre de caixilhos.

Para resolver essa questão, os arquitetos optaram por um sistema especial de união e estruturação: desenharam as peças metálicas entre vidros e conceberam ainda o princípio de sustentação da fachada a partir do seu atirantamento a cabos de aço, tensionados entre a cobertura e o piso do pavimento térreo.
 
O vidro é o elemento articulador no volume principal. No volume menor, o destaque é a porta feita de ferro, que também funciona como marquise, pesa cerca de 500 quilos e abre-se por sistema basculante, de pistões hidráulicos. Quando fechada, torna-se uma das faces do prisma da entrada, reforçando o contraste com a parede lateral de pedriscos de quartzo e a lâmina transversal transparente da fachada. A loja MiCasa recebeu menção honrosa na 6ª Bienal de São Paulo.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2003/2004
Área: 490 m²
Projeto de arquitetura: Triptyque - Carolina Bueno, Greg Bousquet, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli.
Paisagismo: Bonzai
Fotos: Rafael Assef