Hotel Unique

O Unique, projetado pelo consagrado arquiteto Ruy Ohtake, é considerado um dos mais importantes hotéis design de Sao Paulo.

O Unique, projetado pelo consagrado arquiteto Ruy Ohtake, é considerado um dos mais importantes hotéis design de Sao Paulo. É um edifício que reúne elementos como: curvas e empenas de concreto, e inovações, como a caixilharia e o revestimento de cobre. Localizado em um corredor comercial, em meio à arborizada zona residencial, com gabarito máximo de 25 metros, o Unique foi idealizado para ser um espaço diferenciado, refletindo na arquitetura sua missão de atendimento único e personalizado.
 
Ohtake criou um volume totalmente diferente da ideia que se tem de um hotel de luxo. Sua forma é realmente única, um arco invertido que parece estar suspenso no ar. Todo o projeto foi feito a partir desse formato que lembra um barco e é revestido por placas de cobre com aberturas circulares. A face inferior possui acabamento em maçaranduba e nas pontas, ele é sustentado por empenas de concreto.
 
No corpo principal do hotel, estão situados os apartamentos. E sob o arco simétrico há um outro volume, de vidro e concreto, assimétrico e irregular, onde o arquiteto colocou o lobby. Esse aparente paradoxo emprestou ao projeto um ar de leveza que o distancia do pragmatismo estrutural da escola paulista.
 
No Unique, o arquiteto optou por contrapor o revestimento refinado de cobre com o concreto bruto, misturando técnica e intuição em sua criação. Ao entrar no lobby, atravessa-se uma porta feita em fibra de carbono rasgada por um visor irregular de vidro de mais de sete metros de altura. Próximo ao acesso do local de eventos, uma grande parede de concreto se contorce, como uma folha virada. Os interiores têm a configuração de um tradicional lobby de hotel com bar anexo. Os apartamentos são revestidos por forros de madeira.
 
Como não há uma recepção formal, as reservas, pagamentos e outros serviços são feitos utilizando computadores de mão. O segundo acesso, na extremidade oposta ao primeiro, é através da entrada do centro de eventos que está interligado por escadas rolantes. O interior desse espaço também foi projetado por Ohtake. Há salas circundadas por um grande lobby de um lado e pelos corredores de serviço e cozinha do outro.
 
A sala maior possui 1.200 m² e forro com “nuvens” de MDF. Está situada ao centro e pode ser subdividida em cinco. Há ainda mais quatro salas menores no setor com áreas que variam de 45 m² a 55 m². Os proprietários desejavam um edifício que se destacasse na paisagem paulistana, Ohtake cumpriu a missão.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo - São Paulo
Área: 20.500,00 m² construída - 6.454,00 m² total
Número de pavimentos: 6 (no volume principal) – 95 apartamentos
Ano: 2000/2002
Projeto de Arquitetura: Ruy Ohtake
Projeto de Interiores: João Armentano
Projeto de Paisagismo: Gilberto Elkis
Fotos: Nelson Kon

COMENTÁRIOS

  • Miguel Balbuena - 24/09/2015 20h53
    Simplemente espectacular! No tengo muchas palabras, ya me quedé impresionado por trabajos fantásticos de Oscar N., y bueno , este de Ruy, con una picardía de contra-posición de materiales...

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.