Casa Ubatuba

A residência localizada em uma encosta da praia do Tenório mal parece tocar o chão, suspensa sobre o terreno acidentado.

A residência localizada em uma encosta da praia do Tenório mal parece tocar o chão, suspensa sobre o terreno acidentado. Angelo Bucci assume sem pudores a influência da arquitetura do MAM (Museu de Arte Moderna) e do MASP (Museu de Arte de São Paulo) na sua criação. Essa combinação de apoios reduzidos acaba provocando menos impacto ambiental e oferece uma sensação de integração com a paisagem.
 
Em Ubatuba, Bucci utilizou apenas três pontos de apoio com pilares considerados gigantescos para uma casa, variando entre 70 centímetros e um metro de diâmetro e que oferecem apoio a um conjunto de vigas na cobertura, na qual estão pendurados os três volumes independentes, mas interligados.
 
Por ser uma moradia destinada a um casal com filhos adultos, o projeto foi dividido em três blocos, cada um com dois pisos e a cobertura, onde fica localizada a piscina. No pavimento mais baixo, próximo à garagem ficam as dependências de hóspedes e a churrasqueira fica acima. No bloco intermediário ficam os quartos na parte de abaixo e a sala acima. O quarto principal do casal fica mais próximo à praia, localizado no andar inferior. Já a varanda de acesso fica mais alta, numa espécie de mirante. Esse design diferenciado, com níveis distintos possibilita que todos os ambientes tenham vista para o mar.
 
 
Ficha técnica:
Localização: Ubatuba - São Paulo
Área: 346,20 m² construída - 887,50  m²  total
Número de pavimentos: 3
Ano: 2005/2009
Projeto de Arquitetura: Angelo Bucci
Fotos: Nelson Kon