Casa de Trancoso

Um jovem casal do sul da Bahia encomendou a Ricardo Migotto uma casa de praia onde desejavam aproveitar tudo que a natureza exuberante ...

Um jovem casal do sul da Bahia encomendou a Ricardo Migotto uma casa de praia onde desejavam aproveitar tudo que a natureza exuberante da região oferecia. Eles desejavam um meio termo entre o rústico e o sofisticado, que fosse aconchegante, fácil de manter e com o máximo de integração.
 
O resultado apresentado por Migotto foi uma casa de praia com estilo elegante, mas bem despojada combinando com o clima praiano de sol e mar. Cada espaço foi pensado dessa forma, da sala de estar, passando para a sala de jantar, de TV, deque, cozinha, despensa e chegando até dependências de empregados, localizadas em módulos externos.
 
Um dos destaques do projeto é o espaço gourmet, importante porque a proprietária gosta de cozinhar e receber amigos para almoços e jantares. A casa possui seis suítes, três voltadas para o mar e as outras três voltadas para um jardim privativo projetado por Gilberto Elkis. A iluminação natural é um dos diferenciais do projeto. A casa toda foi contornada por brises de madeira que acompanham o movimento do sol. O teto também tem um formato especial, chamado na Bahia de “em gamela”, pois acompanha a forma triangular do telhado com acabamento em palha. A palha, um elemento bem regional está presente também nas pás dos ventiladores especialmente projetados para os ambientes.
 
Toda a área interna do imóvel está revestida pelo piso em resina auto-nivelante que é adequado a uma casa de praia por ser fácil de limpar e macio e confortável para caminhar descalço. O vidro e a madeira moldam a construção, que possui grandes aberturas para captação da luz natural, propiciando uma ventilação cruzada que dispensa o ar condicionado, como ocorre na sala.
 
Todos os revestimentos foram escolhidos para proporcionar o maior conforto acústico: painéis e esquadrias de madeira, forro de fibra natural. E para ajudar no controle da insolação, pois o sol baiano é realmente muito forte, todo o pergolado sobre os decks é composto de aletas articuladas, podendo bloquear o sol nos horários mais críticos, garantindo uma temperatura mais amena e agradável.
 
Em uma casa de praia, o mar é um elemento essencial. Migotto explora essa proximidade e o posicionamento em relação ao mar, com vista para a praia de quase todos os ambientes da casa. O deck da piscina no mezanino é um exemplo. Ganhou confortáveis chaises e possui uma área rebaixada com uma pira cercada por futons. Trazendo para a casa a sensação de fazer uma fogueira à noite na praia.
 
Por este projeto, Roberto Migotto ganhou o prêmio “O Melhor da Arquitetura”, em 2009, da revista Arquitetura e Construção na categoria residencial praia. E nas palavras do próprio arquiteto a casa é exatamente o que os proprietários desejavam: “um espaço para o relaxamento em convívio harmonioso com a natureza."
 
Ficha técnica
Localização: Trancoso (BA)
Área total: 850 m²
Número de pavimentos: 1
Ano: 2008
Paisagismo: Gilberto Elkis
Projeto de Arquitetura e Interiores: Roberto Migotto
Fotos: Divulgação