DAL PIAN ARQUITETOS // série ARQUITETURA PAULISTA ASBEA -SP

39

Neste episódio da série de documentários Arquitetura Paulista, Renato e Lilian Dalpian compartilham alguns dos projetos do seu portfólio e revelam um pouco da sua trajetória, marcada por uma vasta experiência em renomados escritórios de arquitetura ao redor do mundo, com foco especial na Europa. Destaque é dado ao projeto da sede da Natura em São Paulo, conhecido como NASP, que ganhou reconhecimento internacional pelas suas avançadas técnicas de sustentabilidade arquitetônica. O NASP otimizou materiais e produtos, alcançando uma excelente performance em economia de energia e promovendo o bem-estar dos ocupantes do espaço.


O escritório Dal Pian Arquitetos foi fundado em 1992 por Lilian e Renato Dal Pian, após anos de trabalho na Europa. De volta a São Paulo, destacaram-se em concursos de projetos, com prêmios como o 2º lugar na revitalização do Centro de Poços de Caldas, MG, em 1994, e primeiros lugares em projetos como a Reurbanização do Bairro da Penha, em São Paulo. Com uma abordagem que combina rigor técnico e sensibilidade artística, refletindo sua filosofia consolidada, o escritório também se destaca pelo ambiente acadêmico, com Lilian lecionando na Faculdade de Arquitetura da PUC de Campinas e Renato na Universidade Mackenzie, em São Paulo. A constante busca pela excelência de sua equipe de colaboradores também contribui para os expressivos resultados alcançados pela Dal Pian Arquitetos.


sobre o diretor 

Jean Bergerot é um diretor de documentários especializado em arquitetura e design com mais de uma década de experiência nesse campo. Sua abordagem na direção e produção de filmes é autoral e intuitiva, fugindo de receitas pré-estabelecidas.

Seus filmes já foram reconhecidos em importantes festivais internacionais de cinema, incluindo o ArchFilmLund, o festival de cinema da Europa do Norte e Escandinávia, o Música x Arquitectura Open House Barcelona, o Reel Houses International Film Festival e o Psarokokalo International Short Film Festival. Em seus trabalhos, Bergerot consegue transmitir não apenas a forma dos edifícios, mas também a essência de seus criadores e o contexto cultural em que estão inseridos.

Jean Bergerot tem em seu portfólio a direção de documentários sobre renomados arquitetos brasileiros e internacionais, como Paulo Mendes da Rocha, Eduardo de Souto Moura, Sérgio Rodrigues e os irmãos Campana.