CASA CONTEMPORÂNEA

Irondina de Assis e Ninfa Canedo atualizaram a fachada original de inspiração colonial e integraram os múltiplos ambientes desta residência

O desafio deste projeto foi criar uma unidade estética entre os múltiplos ambientes de uma residência de grande metragem, priorizando a convivência. A casa estava inacabada, quando as arquitetas assumiram o trabalho, e ocupava o ponto mais alto do terreno composto por cinco lotes com níveis diferentes e que foram aproveitados para a implantação do lazer.
A escolha dos materiais foi meticulosa, primando pela qualidade, sofisticação e praticidade. A fachada original, inspirada no estilo colonial, foi reformuladae ganhou um visual mais atualizado com predomínio do tom champanhe, destacando as esquadrias brancas e as sacadas com guarda-corpos de vidro. O paisagismo, elaborado com jabuticabeiras e palmeiras, recebeu iluminação pontual.
O pavimento térreo é dividido em níveis onde estão localizados o living principal, a sala de jantar, o escritório, a varanda gourmet totalmente equipada, os lavabos, a cozinha e a área de lazer. As arquitetas criaram uma unidade visual nestes ambientes, que são integrados, através dos móveis e elementos de décor, com predomínio de tons pastéis e alguns detalhes em dourado, enfatizados pelo projeto luminotécnico.
Para o home theater, as profissionais projetaram um ambiente que se assemelha às salas de cinema, no qual há predomínio de tons mais escuros, presentes no armário em high gloss para DVDs e na cortina de veludo, ambos na cor preta e iluminados. A TV, que usa o espelho ao fundo como plataforma de exibição, acrescenta sofisticação ao espaço. Os adornos,  as poltronas e a iluminação por trás do espelho são responsáveis pelo colorido do home.
Cada ambiente foi pensado de forma individual explorando, na sua potencialidade, o sonho e as necessidades dos usuários. No quarto de um dos filhos, um espaço mais masculino, predomina o preto e branco. O papel de parede listrado serviu de pano de fundo para a moldura da TV que compõe com o rack. Destaque para a luminária geométrica. Para o quarto do filho adolescente, as arquitetas trabalharam um visual mais clean e elegante, destacando-se o papel de parede com estampa tom sobre tom que faz composição com um painel escuro no fundo da cama. A sobriedade é quebrada pela divertida mesinha de cabeceira amarela.
Aproveitando o desnível do terreno, alguns ambientes foram rebaixados, como a varanda do vinho. O piso recebeu no rasgo central uma moderna lareira a gás. Ao fundo, os nichos em madeira que acomodam as bebidas e equipamentos climatizadores. As cores vinho e roxo, utilizadas na decoração, ajudam a criar o clima do espaço.
A estrela deste projeto é a área de lazer, que possui quadras poliesportivas situadas no nível mais baixo do terreno. A piscina com borda infinita conecta-se às áreas de varanda e ao deck com espreguiçadeiras, que ganhou um guarda-corpo em vidro por estar situado no pavimento mais alto. Ao fundo, o redário com estrutura de madeira.

Projeto publicado no Anual Design Goiânia - 5ª Edição.

COMENTÁRIOS

  • Nabgizelly - 19/05/2012 21h57
    simplesmente divino!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.