CASA BOLA

A lâmina em concreto com a circunferência vazada é um forte elemento do projeto arrojado de Janaína de Castro. Contemporânea, a arquitetura da casa é ousada pela sua simplicidade.

A disposição dos volumes é valorizada pela iluminação natural incidente que permite que a fachada se transforme ao longo do dia, com um incrível jogo de luz e sombra. O projeto também explorou a ventilação natural através de grandes e estratégicas aberturas. A insolação foi um desafio vencido com a instalação de brises nas áreas críticas. A arquiteta comenta que a equação funcionalidade e poesia nortearam o projeto.
A área de lazer na frente do terreno dá uma impressão de amplitude muito superior à real, graças à integração visual com a área verde, que ocupa as faixas de recuo frontal obrigatório. As áreas social, íntima e de serviços, apesar de serem bem distintas, articulam-se naturalmente. “Há flexibilidade no uso e na integração dos ambientes. Pode-se, por exemplo, agregar a área íntima à social ou, ao contrário, isolá-la por meio de uma porta de correr para garantir privacidade aos moradores. Já a área social une-se totalmente à área externa por meio da abertura do vão de 8,5m”, explica Janaína.
Os moradores da residência se mudaram para o condomínio em busca de mais qualidade de vida e desejavam uma casa térrea, prática, com ambientes amplos e o mais simples possível. Muito satisfeitos com o resultado, só têm a comemorar apreciando o espetáculo do nascer do sol pela varanda da casa.

COMENTÁRIOS

  • Rogério Ramos Ais - 17/06/2016 18h18
    Olá, parabéns pelo lindo projeto ! Qual é a altura do pé direito deste projeto ? abraço

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.