AD'ORO RESTAURANTE

O projeto de Eliane Mendonça para o restaurante Ad´oro foi inspirado nos ares das cantinas italianas em uma releitura sofisticada e ao mesmo tempo aconchegante

Ao criar a filial de um tradicional restaurante conhecido por oferecer comida italiana em um dos maiores shoppings de Goiânia, a arquiteta Eliane Mendonça buscou nos ares das cantinas italianas a sua principal inspiração. O cliente desejava um ambiente fino e sofisticado, sem abrir mão do aconchego.
O espaço anteriormente era ocupado por uma choperia e, ao reformá-lo, a profissional decidiu aproveitar algumas paredes com tijolinho aparente, o que acabou influenciando na escolha dos materiais restantes. Dessa forma, Eliane Mendonça preferiu trabalhar com materiais rústicos e refinados, como painéis de madeira cumaru, placas cimentícias, porcelanato e a laca vermelha, criando um ambiente com uma atmosfera sofisticada, mas, ao mesmo tempo, acolhedora.
O novo layout do restaurante separa o salão interno, para jantar à la carte, da área externa, aberta para choperia, em um ambiente mais descontraído com música ao vivo. Em relação a este local, havia uma grande preocupação com o sol e com a chuva e, para resolver esta situação, a arquiteta optou por um toldo que protege e abriga toda a área de exposição de mesas e cadeiras externas. 
A pedido do cliente, a profissional inseriu paisagismo nos ambientes ao criar três mandalas de plantas naturais fixadas na parede de tijolo aparente no interior do restaurante e, no deque externo, mais dois painéis de jardim vertical, fixados juntamente às TVs. Ainda no salão principal, um elemento de destaque é a tela encomendada ao artista plástico Selvo Afonso especialmente para este projeto. Em tinta à óleo com tons neutros e terrosos, o quadro retrata o Coliseu de Roma em uma tela de 5 x 2 m, que virou o centro das atrações do restaurante.
Em todos os espaços, a iluminação tem um papel marcante, principalmente na recepção, onde foi instalado um painel de arandelas, formando uma escultura iluminada. Nos demais ambientes, ela pontua os painéis das paredes, as mandalas de plantas naturais, as obras de arte e a locação das mesas, com o uso de cores fortes como o dourado e o vermelho, presentes em todo o projeto.