COZINHA FAVORITA

O ambiente concebido por Arytana e Ticiana Stefenoni para a edição 2012 da Casa Cor Goiás alia a arte do preparo de alimentos e a de receber bem em um projeto bem setorizado

Os tradicionais azulejos portugueses e a arte de receber daquele povo foram adaptados para os tempos atuais pelas mãos das arquitetas Arytana Stefenoni e Ticiana Stefenoni. Desde o começo, as profissionais se preocuparam em distribuir o ambiente de forma a setorizá-lo e a proporcionar maior conforto tanto para quem é convidado como para quem convidou. Assim optaram por deixar um lado da cozinha exclusivamente para a elaboração da comida e para eletrodomésticos e, o outro, para a mesa de jantar e para armazenamentos dos objetos e dos mantimentos.
Os móveis em laca branca dão amplitude ao espaço e contrapõem-se à mesa em madeira maciça, ao painel de patchwork de azulejos e aos adornos em louça em tons de azul e de branco, em mais uma referência à cultura portuguesa. Os pendentes antigos acrescentaram charme e formaram um grande volume luminoso sobre a mesa, em uma solução inovadora, feita com pouco investimento e que resultou em um elemento marcante no projeto.
O piso em cimento, de fácil manutenção, dialoga com o mobiliário fixo com linhas contemporâneas e que utiliza sistemas tecnológicos de fechamento sem puxadores, facilitando a limpeza e a manutenção. Como não havia a possibilidade de uma grande janela, a dupla criou um jardim vertical para humanizar, trazer um pouco do clima externo para dentro da cozinha, e ainda melhorar a sensação térmica, pois ele utiliza um sistema rotativo de irrigação.

Projeto publicado no Anual Design Goiânia - 6ª Edição.