CONCESSIONÁRIA VOLVO KöRA

O principal desafio de Andrey Machado neste projeto para concessionária Volvo foi conciliar o terreno irregular com as exigências da empresa e o padrão mundial da marca

Andrey Machado recebeu o convite para fazer a primeira concessionária da Volvo com o novo padrão mundial no Brasil. O programa de necessidades caracterizou-se principalmente pelas exigências da empresa em relação ao fluxo interno de veículos e pessoas. O desafio foi ainda maior para o profissional, que teve que projetar o edifício para um terreno irregular, com topografia acidentada.
A implantação em patamares, formados por três níveis intercalados por rampas, escadas e elevador, foi a solução adotada para fazer com que todos os ambientes estivessem sempre à vista dos visitantes. A articulação dos ambientes segue o fluxo normal de uma concessionária de automóveis Prime, com a integração dos ambientes de showroom de veículos, retaguarda, oficinas e pátios de acordo com o conceito da máxima visibilidade.
A estrutura metálica aparente, com grandes pilares tubulares, casou com a solução de cobertura em plano único, de baixa inclinação, para proporcionar maior velocidade à obra e leveza ao conjunto arquitetônico.
O objetivo da escolha dos materiais seguiu a ideia da transparência do interior da concessionária, de modo que os clientes em potencial, que passem pelas avenidas em frente, o vejam por completo. O branco da estrutura, a grande pele de vidro, e o verde das árvores da praça ao fundo fazem da visão externa da concessionária uma cena bem marcante. A identidade visual do novo padrão mundial da marca é sempre aplicada nas fachadas, para melhor identificação das concessionárias Volvo.
A forma resultante da solução estrutural e construtiva, aliada à liberdade criativa dada ao arquiteto  permitiu o desenvolvimento de uma edificação de acordo com uma arquitetura contemporânea, que se destaca na paisagem urbana de Goiânia como um marco.