RETROFIT CLÍNICA AFETO

O partido do projeto de Alessandra Cintra e Deijayme Aires para Retrofit Clínica Afeto uniu dois edifícios com programas específicos em uma só fachada imponente

Alessandra Cintra e Deijayme Aires receberam dois programas de necessidade a serem atendidos, cada um em um edifício preexistente, para acomodar a clínica de estética e nutrologia Afeto e a hospedaria para pacientes. O partido arquitetônico deste projeto começa com a união dos dois edifícios em uma só fachada elegante e imponente. Os dois volumes brancos que a compõem foram tratados de forma simples e natural, ligados pelo elemento longilíneo que define o gráfico da fachada em alumínio composto. O vidro laminado reflexivo propicia mais leveza e expressão ao conjunto, trabalhado em estrutura metálica na qual uma treliça de 23 metros de comprimento define toda a extensão de forma segura e determinada. No detalhe, a marquise atirantada que leva o usuário ao interior da recepção e marca claramente a entrada principal do edifício.
O remanejamento dos espaços da clínica teve como objetivo otimizar a funcionalidade, especialmente dos fluxos dos ambientes. Os profissionais criaram uma circulação exclusiva de serviço e de pessoal interno, o que melhorou significantemente o uso dos espaços. A recepção passou a ser o grande destaque do projeto, com pé direito duplo e grandes luminárias pendentes, e o casal ainda transferiu a administração para um local mais claro e arejado e criou a sala de pilates e a sala de procedimentos de estética.
Os consultórios foram padronizados em acabamentos e mobiliários, e o projeto luminotécnico foi concebido e executado com a utilização de lâmpadas de LED, que além de econômicas, têm as características de ecossustentabilidade ideais para o conceito de uma clínica de estética e de nutrologia.

Projeto publicado no Anual Design Goiânia - 6ª Edição.