ESCRITÓRIO DO ARQUITETO

Inspiradas pelos familiares também arquitetos, a dupla, Carla Ramos e Tatiana Estrela, criou este espaço para a Mostra Artefacto 2015 com carinho e devoção.

Carla Ramos e Tatiana Estrela herdaram a arquitetura da família. Carla foi influenciada pela irmã Tatiana, que seguiu os passos do pai. Pensando nisso, elas escolheram criar o escritório do Arquiteto na Mostra Artefacto 2015, para celebrar o ofício e homenagear a família. Optaram por uma série de referências significativas, como porta-retratos, onde o tom familiar fica evidente; e as plantas, que estão por todos os lados, desde o jardim vertical até as orquídeas sobre o aparador em madeira, cercando o cômodo e tornando o ambiente mais aconchegante e íntimo, ao contrário da austeridade e impessoalidade comuns à maioria dos escritórios.

A mesa central é um elemento fundamental para o charme da cena, com seu visual robusto. Persianas de madeira também envolvem o local, fornecendo controle de luminosidade e conforto térmico, além de contribuir com a madeira, como símbolo arquetípico de abrigo, diminuindo a frieza de qualquer design. Também fazem este papel, o carpete e o revestimento de piso, ambos no mesmo tom amadeirado.

A pedra também foi utilizada no recinto, participando de uma base em mármore Tolentino bruto, usada para apoiar objetos de decoração e plantas. Os tons amadeirados também seguem por algumas paredes, como é o caso da posterior ao abajur Victoria, da Artefacto. Neste caso, peça e revestimento são valorizados pela contraposição de ambos e os efeitos mágicos da luz média entre eles. A cadeira Turkana, que é um elemento conceitual dentro deste ambiente, transmite sua lógica contemporânea e combina perfeitamente com os geometrismos do carpete. Marca que participa do projeto: Artefacto.