EMBAIXADA DO MARROCOS

Inaugurados em 1992, os edifícios da embaixada e o prédio da residência do embaixador de Marrocos em Brasília, projetados ...

Inaugurados em 1992, os edifícios da embaixada e o prédio da residência do embaixador de Marrocos em Brasília, projetados pelo arquiteto marroquino Mohamed Zghari, são exemplos do estilo arquitetônico árabe e muçulmano. Refinamento e elegância são as palavras-chave deste trabalho, que teve a participação ativa de dezenas de artesãos marroquinos que vieram especialmente ao Brasil para ajudar na construção e ornamentação dos prédios. Atualmente, a Embaixada do Marrocos é considerada uma das mais bonitas de Brasília e virou atração turística da capital federal.

As cúpulas de azulejos verdes e arcos, vistas do exterior, são apenas uma amostra de riqueza da expressão artística que se encontra dentro dos edifícios, semelhantes àqueles das cidades imperiais marroquinas de Fez, Meknés, Marrakech e Rabat ou até mesmo em cidades europeias que sofrem grande influência moura. As peças de decoração dos amplos ambientes internos também refletem a tradição do país, com muitas cores, grandes tapetes, padronagens típicas, muito mármore, colunas trabalhadas, ouro e obras de arte de artistas marroquinos.

Há várias referências às cores nacionais brasileiras presentes nas paredes de zellige, um trabalho artesanal típico da cultura do país no qual pequenos pedaços de azulejos se encaixam como um quebra-cabeça, formando mosaicos coloridos; assim como nas fontes e detalhes esculpidos em gesso, que refletem o respeito, a integração e a consolidação das relações diplomáticas entre Brasil e Marrocos. Em novembro 2004, Sua Majestade o Rei Mohammed VI esteve visitando nosso país, estreitando ainda mais os laços entre as duas nações.