CASA DAS ARTES

Este projeto de reforma promoveu uma completa transformação na residência, das fachadas e interiores assinados por Silvana Albuquerque até os jardins de autoria de Mendo Barreto

Os proprietários dessa residência no Lago Sul confiaram aos profissionais Mendo Barreto e Silvana Albuquerque a responsabilidade de imprimir seu estilo e personalidade na reforma de sua casa, que tem projeto arquitetônico original de Giovanini Lettieri. Amantes das artes e da cultura, eles desejavam espaços que abrigassem seu acervo particular de obras de arte e livros. O projeto envolveu uma completa transformação das fachadas, passando pelo interior até os jardins.
A fachada da residência foi rodeada pelo belo jardim assinado por Mendo Barreto. A área externa ganhou um lago com carpas e palmeiras Phoenix canariensis, que o paisagista apelidou carinhosamente de “Canárias”. Os focos de iluminação destacam a composição das plantas e o desenho formado pelos caminhos ladeados de verde que dão acesso à entrada da casa. Os fechamentos em vidro propiciam uma vista privilegiada, permitindo que a imponente escultura de Amilcar de Castro também possa ser desfrutada do living.
Os espaços internos foram trabalhados pela arquiteta em cores neutras, com o objetivo de destacar as obras de arte assinadas por Daniel Senise, Abraham Palatnik e Beatriz Milhazes. Leves pitadas de cor deram o tom do ambiente, personalizando e alegrando discretamente os espaços. A madeira rústica acrescenta aconchego, e equilibra a composição. Merece destaque o impactante painel com elos vazados que recebe o visitante e resguarda a sala de jantar, assinado por Mendo Barreto. Ao fundo, à esquerda, obra de Hélio Oiticica e, à direita, obra de Emmanuel Nassar.
A porta de entrada segue o mesmo conceito e foi confeccionada com madeira secular e puxador em aço Corten.
O recorte do revestimento em pedra da varanda gourmet tem em primeiro plano uma mesa aparador. A instalação de anéis vazados divide o living da sala de jantar, e ao fundo,a porta principal da residência. O pé-direito alto do living foi valorizado por um elegante lustre negro.

Projeto publicado no Anual Design Brasília - 3ª Edição.




ERRATA
Diferentemente do que não foi citado na edição impressa, o projeto arquitetônico foi assinado por Giovanini Lettieri.

COMENTÁRIOS

  • SILVANA ANDRADE - 19/04/2013 20h31
    Gostaria de deixar registrado aqui a autoria do projeto de arquitetura da residência, que é do arquiteto Giovanini Lettiere. SILVANA ANDRADE

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.