I LOFT YOU - CASA COR BRASÍLIA 2010

Com inspiração nova-iorquina e poucas divisões, o I Loft You foi criado pelo Domo Arquitetos Associados para a mostra Casa Cor Brasília 2010

Inspirado nos lofts nova-iorquinos, o escritório Domo Arquitetos Associados criou, para a Casa Cor Brasília 2010, o I Loft You, que foi eleito o melhor ambiente daquela edição. Aproveitando a estrutura original do galpão, os arquitetos criaram um espaço contínuo, sem portas, com poucas divisões de piso e várias zonas de interseção entre os ambientes. O telhado e a estrutura do local foram pintados de amarelo, sendo utilizados como refletores da luz indireta. A iluminação amarelada deu unidade aos diversos recantos do loft.
Logo na entrada do loft, um sofá vermelho de sete metros de comprimento serve, ao mesmo tempo, como sofá de estar, apoio para livros, estar de TV eainda como apoio para o ambiente de jantar. Para criar unidade, a mesa de jantar e o tapete de dez metros de comprimento, que integra estar e jantar, também são vermelhos. Uma das paredes principais do estar foi revestida por placas de cimento branco em forma de prismas montadas aleatoriamente, resultando em um grande painel de relevos.
No lavabo, foram utilizados materiais tradicionais, porém aplicados de forma criativa. As manilhas de concreto aparente formam volumes que servem de base à cuba e aos apoios. Alguns dos tampos possuem perfurações onde foram colocadas plantas, humanizando o ambiente. O piso de madeira e pequenos seixos dão um toque original, assim como o papel de parede com lascas de pedra. Um espelho do chão ao teto dá a sensação de amplitude aoambiente, destacando a torneira-conceito que parte do teto.
A parede de cobogós Golubov seguiu o mesmo princípio da repetição aleatória utilizado na sala de estar, criando formas e texturas inusitadas. Desenhada pelos arquitetos, esta estrutura de cobogós delimita o jardim interno.
O projeto explora a unidade estética através do “excesso seletivo” de materiais e texturas, aproveitando e incorporando o próprio desenho do espaço. As paredes internas foram criadas com painéis de gesso tipo drywall, a exemplo do quarto.
Um dos destaques deste projeto, as grandes torres de armários giratórios desenhados pelo escritório que cobrem a parede vermelha do tipo fundo infinito, no lado direito de quem entra no loft. Os módulos escondem ou mostram elementos ali colocados de acordo com seu movimento, numa espécie de decoração randômica. Ao fundo, o volume central que abriga a cozinha. Ele não toca o teto e funciona como organizador dos espaços principais, sem, contudo, defini-los com exatidão.

Projeto publicado no Anual Design Brasília - 3ª Edição.