CASA TANGRAM

O programa desenvolvido pela DOMO Arquitetos Associados para Casa Tangram precisava ter três quartos e uma estrutura extra de quarto, ...

O programa desenvolvido pela DOMO Arquitetos Associados para Casa Tangram precisava ter três quartos e uma estrutura extra de quarto, cozinha e banheiro que pudesse abrigar familiares para estadas prolongadas em área de acesso independente. Além disso, os proprietários também queriam um espaço reservado para uma garagem-oficina para dois veículos antigos de uma coleção.
O processo de composição formal foi norteado pela orientação solar do terreno, pela possibilidade de reutilização de água de chuva e pela maximização do aproveitamento da iluminação e ventilação naturais.
A casa foi dividida em um bloco principal localizado na frente do terreno, onde se projeta para frente o volume do escritório com teto-jardim. Toda a escada de acesso, quartos e escritório possuem zenitais de iluminação e ventilação naturais. O corpo principal da casa é coroado pelo volume triangular da cobertura, que abriga as caixas d´água e os reservatórios superiores de águas pluviais, que são coletadas nos períodos de chuva. Placas solares para aquecimento de água foram posicionadas no trecho plano da cobertura, que é coberto por argila expandida.
O volume frontal da casa se conecta a um terraço descoberto que tem vista aberta para a parte posterior do terreno, com vista para uma reserva ambiental. Este terraço pode também ser acessado por escada pela área comum do térreo da casa. O terraço conforma a cobertura do quarto de hóspedes e varanda para a churrasqueira. A garagem-oficina fica no nível mais baixo do terreno.
Toda a fachada Noroeste do térreo é revestida por elementos vazados do tipo “cobogó” de diversos padrões, comprados e aproveitados de uma demolição. Este fechamento permite ventilação cruzada em toda sua extensão e é entremeado por portais de acesso em concreto aparente.