Casa Gerassi

Esta casa foi projetada por Paulo Mendes da Rocha para a família do engenheiro Antônio Gerassi. Localizada em São ...

Esta casa foi projetada por Paulo Mendes da Rocha para a família do engenheiro Antônio Gerassi. Localizada em São Paulo, a residência destaca-se por sua estrutura formada por peças pré-fabricadas de concreto armado e protendido, formada por vigas, pilares e lajes.
 
O volume superior da residência onde o arquiteto desenvolveu o programa está apoiado em pilares, uma marcante característica modernista, formando um vão de 15 metros. Neste espaço fica a garagem e a escada de acesso ao pavimento superior. Ainda no térreo, com livre circulação, temos a área de lazer com churrasqueira, piscina e banheiro de apoio.
 
A planta prevê áreas funcionais demarcadas: serviços, estar, íntima. Mas os espaços são fluidos e sem barreiras ou áreas de circulação que funcionem como obstáculos. Os quartos se comunicam diretamente com a sala, promovendo uma maior interação familiar. A sala de estar possui amplas aberturas, portas de vidro e janelas que garantem farta iluminação natural e ventilação. Destaque para a abertura na laje de cobertura que oferece mais luz aos ambientes e o piso em ladrilho hidráulico colorido.
 
No fim dos anos 80, começo dos 90, a Casa Gerassi representou uma inovação na construção: a utilização do sistema de pré-moldados. Esse tipo de material era estigmatizado por sua utilização em obras públicas e populares. O arquiteto Paulo Mendes da Rocha demonstrou que o uso racional dos materiais, além de constituir economia de tempo e custos pode gerar soluções que unem praticidade e conforto em um mesmo ambiente. O resultado é uma obra de complexa simplicidade: um único volume elevado com fartas aberturas para entrada de luz que se tornou um marco e parada obrigatória para arquitetos do mundo todo.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 1989/1990
Área: 700 m² terreno - 420 m² construída
Número de pavimentos: 2
Foto: Fernando Stankuns e Pedro Kok

COMENTÁRIOS

  • Antônio Gerassi - 06/05/2022 20h41
    Morar nela é muito simples, o difícil é conviver com a fama dela! Hahaha
  • José Carlos Hofstetter De Souz - 23/05/2021 17h40
    Casa maravilhosa. Morar nela deve ser um júbilo incomensurável.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.