Casa RR

Esta casa de veraneio está localizada na praia de Itamambuca em Ubatuba, litoral norte paulista. Foi concebida pelos arquitetos do ...

Esta casa de veraneio está localizada na praia de Itamambuca em Ubatuba, litoral norte paulista. Foi concebida pelos arquitetos do escritório Andrade Morettin para ser um abrigo que tanto protege do sol forte e frequentes chuvas da região como promove a ventilação cruzada. Apesar de ser uma casa de praia, a residência não pode ser vista da areia, pois fica camuflada por uma larga área de preservação ambiental situada entre o terreno e a praia.
 
A construção destaca-se das demais pelos materiais industrializados que se contrapõem às telhas de barro das demais residências locais. O pavilhão possui volumetria regular com cerca de 18 metros de comprimento, 8,5 metros de largura e 7,5 metros de altura. Como o solo da região é úmido, a casa ficou elevada do solo em 75 centímetros, implantada paralela ao mar e acompanhando a geometria do terreno. A vista, naturalmente, é para o mar.
 
O programa previu a sala, cozinha, dependências de serviços, quartos e banheiros distribuídos nos dois pisos da caixa menor. Este volume possui estrutura em madeira com vãos de 3 x 4 metros e apóia a cobertura da caixa maior. Os ambientes superiores não têm cobertura, apenas um forro. Como a caixa menor é deslocada do eixo longitudinal da maior, cria espaços vazios de tamanhos diferentes que mediam o interior e exterior da casa. Esse recurso garantiu uma temperatura interna agradável.
 
Os fechamentos internos são em painéis de OSB (fora) e gesso acartonado (entre os ambientes). Recortes redondos no OSB comportam as venezianas. As duas varandas laterais que ficam no piso superior têm cobertura retrátil e piso em madeira. Também utilizam a madeira o deck e os ambientes internos. Nos banheiros foi colocada manta butílica sobre a madeira.
 
Na fachada da casa, aberta para o mar, foram colocados painéis de tela de vidro e PVC, montadas em requadros de aço pivotantes ou deslizantes, criando um membrana externa que mantém os insetos afastados sem prejudicar a vista.
 
Ficha técnica:
Localização: Ubatuba-SP
Ano: 2006/2007
Área: 500 m² terreno - 220 m² construída
Número de pavimentos: 2
Projeto de Arquitetura: Andrade Morettin Arquitetos Associados
Fotos: Nelson Kon