Casa Perdizes

Localizada na Rua Monte Alegre, a casa fica no limite do patamar junto à encosta do vale em que está a Avenida Sumaré.

Localizada na Rua Monte Alegre, a casa fica no limite do patamar junto à encosta do vale em que está a Avenida Sumaré. Ao contrário das demais casas da região que “brigam” com a geografia, a residência de Perdizes estabeleceu uma relação com a encosta. Como o terreno possui um declive de 50%, a solução foi utilizar uma estrutura pré-fabricada de concreto armado. Foram implantados 6 pilares que venceram os quatro níveis entre a fundação e a cobertura. A estrutura básica é complementada por vigas de travamento e lajes-painel que formam os pisos e a cobertura, onde está localizado o terraço panorâmico.
 
A sala e a cozinha estão localizadas no pavimento superior e as áreas íntimas e de serviço estão respectivamente no primeiro e segundo subsolo. Entre estes pavimentos está o térreo aberto com vista e acesso à rua. Uma passarela metálica vazada dá acesso ao pavimento inferior onde estão os dormitórios secundários e um jardim interno que forma um recuo frontal inspirado nos edifícios londrinos e nova-iorquinos.
 
A sala de estar é envidraçada e tem a cozinha integrada, separada apenas por uma divisória de armários. Há um transbordamento lateral onde está a escadaria de acesso ao pavimento desde o térreo. Uma abertura no concreto da estrutura garante a passagem de luz e um muro do outro lado garante a privacidade das áreas íntimas da casa. No quarto do casal há um armário longitudinal implantado em um suporte de alvenaria que serve tanto como closet como separação dos demais quartos, sem perda de espaço. Na cobertura, a laje é impermeabilizada e possui um espelho d´água que garante o conforto térmico da residência.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 1996/1998
Área: 250 m² terreno - 300 m² construída
Número de pavimentos: 4
Projeto de arquitetura: Angelo Bucci, Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga
Fotos: Gal Oppido