Casa Paraty

Essa casa foi construída na praia de Santa Rita em Paraty para um casal de jovens colecionadores de móveis brasileiros ...

Essa casa foi construída na praia de Santa Rita em Paraty para um casal de jovens colecionadores de móveis brasileiros do século 20. O desejo dos proprietários era de um lugar onde pudessem abrigar sua coleção de mobiliário e passar os finais de semana em meio à natureza. O acesso à residência é feito somente por barco.
 
Kogan desenvolveu um projeto que onde duas caixas de concreto foram engastadas na rocha. Os dois volumes se projetam da montanha, quase na altura da praia, num balanço de 8 metros. A estrutura engenhosa equilibra a construção na topografia do terreno e o que se pode avistar é um espaço habitável integrado à natureza quase intocada.
 
Uma piscina revestida com pedras brasileiras parece se confundir com o mar. Atravessando a ponte metálica sobre um espelho d’água, forrado de cristais, chega-se a uma escada que se conecta ao volume inferior da casa. É nesse espaço que se localizam os ambientes de estar, a cozinha e a área de serviço. Com 27 metros de extensão, o espaço interno é contínuo e a frente envidraçada oferece total aproveitamento da vista.
 
No volume superior estão localizados os quartos que são protegidos do sol e perfumados ao mesmo tempo por painéis feitos com gravetos de eucalipto. Os espaços voltados para a montanha têm pequenos pátios internos com entradas para luz natural.
A decoração segue a mesma linha clean de Kogan, com peças modernas que fazem parte da coleção dos proprietários. Na cobertura, o arquiteto projetou terraços com mirantes, de onde os moradores podem observar a mata atlântica. Ali também há um jardim para esculturas e cultivo de plantas medicinais e ervas comestíveis. O projeto da Casa Paraty foi premiado pela revista britânica Wallpaper no Design Awards 2010, na categoria "Best new private house".
 
Ficha técnica:
Localização: Paraty – Rio de Janeiro
Área: 840 m² construída - 50000 m² total
Número de pavimentos: 4
Ano: 2008/2009
Projeto de Arquitetura: Marcio Kogan e coautoria de Suzana Glogowski
Fotos: Nelson Kon