Passeio imperdível para os amantes do paisagismo

Sítio Roberto Burle Marx reúne acervo botânico há décadas iniciado pelo paisagista

Publicado em: 05/09/2016
Se você está no Rio de Janeiro, ou tem previsão de visitá-lo em breve, deve incluir em seu roteiro cultural a visita ao Sítio Roberto Burle Marx, na Barra de Guaratiba, na Zona Oeste carioca. A propriedade tombada como patrimônio cultural brasileiro serviu de moradia ao grande mestre do paisagismo, no período de 1973 a 1985, ano em que Burle Marx doou a propriedade ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ele nutria o sonho de ver suas experiências preservadas ao ser criado no local uma escola de paisagismo, botânica e artes. Sonho esse, hoje realizado!



A unidade possui 400 mil metros quadrados de área verde, que reúne importante coleção de plantas tropicais e semitropicais de todo o mundo. São mais de 3500 espécies cultivadas em viveiros, jardins ou ao ar livre, entre as quais destacam-se exemplares únicos das famílias das bromélias, aráceas, helicôneas, entre outras. O próprio Burle Marx deu início a essa rica coleção quando contava apenas seis anos.



A residência da propriedade foi transformada no Museu Casa Burle Marx e preserva os ambientes originalmente organizados pelo próprio paisagista, que também reunia qualidades de pintor, desenhista, designer, escultor e cantor. O acervo pessoal ultrapassa os três mil itens, incluindo obras em madeira policromada, cerâmicas primitivas pré-colombianas, arte popular, esculturas em madeira e cerâmicas do Vale do Jequitinhonha (MG).



Para facilitar o acesso dos turistas ao local, o espaço passou a oferecer gratuitamente translado partindo de diferentes hotéis da Barra da Tijuca e do Recreio, com visitas guiadas em português e inglês. As saídas diárias acontecem às 8h30 e 12h35 e as visitas podem ser agendadas pelo (21) 2410-1412, ou diretamente pelo email visitas.srbm@iphan.gov.br. Aos sábados, a opção é pegar o transporte às 9 horas no Recreio Shopping, incluindo uma visita ao Museu Casa do Pontal.


Serviço:
Visita Museu Roberto Burle Marx
Horário do agendamento: de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Horário de visitas: de terça a sábado, das 9h30 às 13h30
Entrada: R$10