Prodígio brasileiro

Jovem e já com uma carreira invejável, o designer de joias Fernando Jorge desponta internacionalmente com a brasilidade de suas criações

Publicado em: 05/09/2016
Dono de traços delicados e muito precisos, o designer de joias Fernando Jorge só encontrou sua vocação após abdicar da engenharia para se aventurar no mundo do design. Natural de Campinas, em São Paulo, sua afinidade com os desenhos vinha da infância, só foi preciso reacender essa chama. Com peças extremamente brasileiras, as criações de Jorge emanam movimento e sensualidade. Ele muitas vezes usa pedras preciosas e minerais de origem local, dando-lhes o seu toque final de assinatura com cortes únicos. Essa delicadeza resulta em uma obra moderna e muito elegante.



Já em São Paulo, em 2001, Fernando começou a cursar Desenho Industrial, na Universidade Mackenzie, e conseguiu um estágio em uma indústria de joias, a Danielle Metais. A partir daí o artista não parou mais. Neste período, ele participou do concurso AngloGold Ashanti Designer Forum 2004, tendo seu projeto “Atabaque” premiado e incluído na Coleção 2004. Em seguida começou a trabalhar com a equipe da conceituada designer Carla Amorim.



Foram dez anos trabalhando com os maiores nomes do design de joias no país antes de Fernando Jorge decidir alçar vôos maiores. Em 2008, ele foi fazer mestrado na Central Saint Martins, em Londres, em busca de inspiração e com vontade de levar o design brasileiro contemporâneo para o exterior. Ao montar exposições na Semana de Moda de Londres, em 2012, o artista atraiu os olhares do segmento para o seu trabalho.



Em 2014, Fernando Jorge volta-se para sua terra natal e organiza sua primeira exposição em solo brasileiro, apresentando uma espécie de apanhado geral da sua trajetória. Os olhos da mídia, nacional e internacional, já estavam sobre o jovem. No mesmo ano ele entrou para a lista do site Business of Fashion como uma das 500 pessoas mais importantes da moda do mundo, prêmio de melhor peça em pedras coloridas na Couture, importante feira de alta joalheria realizada em Las Vegas e ainda recebeu sua primeira indicação ao British Fashion Awards na categoria talento emergente de acessórios.



Trabalhando com coleções anuais, Fernando Jorge tem seu nome nas mais prestigiadas multimarcas internacionais, como a Barneys, em Nova York, e a francesa Le Bon Marché, quanto em algumas lojas independentes, entre elas a Soho House Berlin, na Alemanha, e a Montaigne Market, em Paris. Isso sem contar as várias estrelas de cinema, como Juliane Moore e Mila Kunis, que já caíram de amores pelas peças do brasileiro. Mesmo diante disso tudo é como se a história do artista de 35 anos estivesse só começando.