A HOLANDESA VOADORA

Obras escultóricas e espaciais, assim podem ser definidas as criações da holandesa Cocky Eek. Ela estudou design (…)

Publicado em: 03/08/2011
Obras escultóricas e espaciais, assim podem ser definidas as criações da holandesa Cocky Eek. Ela estudou design de moda, vive e trabalha em Amsterdã. O ar sempre desempenhou um papel predominante nas suas composições que frequentemente estão ligadas a objetos flutuantes, grandes vazios e até mesmo o voo em um vestido-pipa.
 
 
O Kite Dress by Cocky Eek é um vestido de tecido tecnológico diáfano, todo branco, com 16 metros de comprimento e sustentado por seis pipas. Para poder voar, é puxado por um pequeno caminhão. A velocidade e direção do vento determinam o tempo de duração do voo. A artista integra uma equipe de Manlifting, como é conhecida esta modalidade de voo, dirigida por Patrick de Koning. Eles têm realizados voos bem sucedidos desde 2001, não apenas na Holanda, mas também em várias partes do mundo, inclusive na China.
 
 
Segundo Eek não é apenas “a performer que atinge o seu sonho de voar, mas parece que o público também se sentia voando”. A artista realiza um dos grandes sonhos da humanidade, unindo arte, poesia e tecnologia. Ela soube combinar o poder da ciência e a leveza dos materiais sintéticos para costurar novas realidades em ambientes mutantes, vazios e aéreos.