Operação água potável

Arquitetos idealizam ilha experimental de dessalinização de água do mar

Publicado em: 23/08/2016
A arquitetura é uma das profissões que permite aos seus profissionais vislumbrar soluções inovadoras e inteligentes para a manutenção da vida humana, em harmonia com o meio ambiente. O escritório alemão Bart/Bratke, em parceria com os americanos da Studio DE, traçaram o desafio de idealizar uma plataforam de ilhas de purificação de água do mar, em plena baía de Santa Mônica, em Los Angeles.



A escolha pelo local foi estimulada pelos marcantes períodos de seca registrados anualmente na região, momento em que uma extensa área costeira sofre com a falta de água para o consumo humano. A situação chega a patamares tão alarmantes que seus governantes precisam impor duras medidas de economia de água, atreladas à fiscalização rígida das redes de abastecimento.



No projeto, as ilhas, além de promover a dessalinização da água do mar, também se adaptam em um moderno e sustentável local de convivência. Idealizado para ser construído em estruturas flutuantes, o acesso do público será feito por meio de passarelas, repletas de canteiros verdes. Ainda será oferecida à vontade o consumo da água dessalinizada localmente, nas chamadas “water bar”. A intenção dos seus idealizadores é alertar para a necessidade de se economizar água.



Além de contribuir com o abastecimento de água de Santa Mônica, ao ser interligado ao sistema de distribuição de água da região, a plataforma é completamente sustentável. A energia utilizada é fotovoltaica e a matéria prima da sua construção é o carbono zero. Três tanques ficam suspensos e a água é distribuída por meio de tubos transparentes, conferindo um ar moderno à cobertura. Em alguns pontos da ilha é possível cultivar espécies hidropônicas.