ECCO 9707

Nascido na China e criado em Hong Kong, Eric Chan aproveitou a oportunidade ao ser convivado pelo Hong Kong Design Centre (…)

Publicado em: 07/08/2011
 
Nascido na China e criado em Hong Kong, Eric Chan aproveitou a oportunidade ao ser convivado pelo Hong Kong Design Centre para criar uma cadeira única, feita de um material tão popular no local em que nasceu: o bambu. O centro de design convidou ao todo dez designers para criarem peças que celebrassem seus dez anos e também a herança do campo e o seu lugar no design global.
 
 
Em parceria com Herman Miller, Chan decidiu construir uma poltrona que explora as qualidades físicas do bambu. Chamada ECCO 9707, o mobiliário conta com a flexibilidade da planta no assento e no encosto da poltrona, o que proporciona mais conforto e ergonomia. Para se manter ainda mais eco-friendly, Chan combinou o tradicional com a tecnologia moderna ao usar o mínimo de adesivos e selantes na peça.
 
 
As palhetas de bambu funcionam como molas, curvando e embalando o corpo quando pressionado contra e retornando a sua posição original quando a pressão diminui. Apenas quinze poltronas foram fabricadas, infelizmente, pois foram feitas para exposição especial do Hong Kong Design Centre. No entanto, Chan continua a experimentar com o material e a tecnologia, com a esperança de aplicá-la a uma peça produzida em massa.