Arquitetura artística por Oki Sato

Com 40 mil metros, shopping da Tailândia é repaginado a partir de inspiração na temática laboratorial

Publicado em: 13/08/2017
Com todos os seus 40 mil metros e 18 anos de existência o shopping Siam Discovery, em Bangkok, na Tailândia, tornou-se o maior projeto no portfóliodo estúdio japonês Nendo. À frente de uma repaginação que foi entregue em maio deste ano, o local agora segue a tendência geométrica, com quadrados e retângulos estampando a fachada envidraçada e o átrio de 60 metros de largura.



A restauração seguiu o conceito de ‘estilo de vida de laboratório’, sendo assim provetas, frascos, tubos de ensaio, diagramas de estruturas moleculares e outros equipamentos do segmento se repetem por todo o interior do shopping, enfatizando que o edifício é um espaço voltado para a criatividade e experimentação.



O edifício tem uma estrutura híbrida que aproxima os conceitos de loja de departamento e shopping, dispondo de espaços tradicionais além de 13 áreas de varejo organizadas por temas, todas assinadas pelo estúdio chefiado por Oki Sato. O átrio que foi inserido na fachada ainda aproveita toda a luz natural para o interior do projeto, além de funcionar também como um display digital de tudo o que acontece no local, já que um dos seus lados é forrado com 202 caixas contendo monitores de vídeo.



Os pontos de venda projetados por Sato incluem um espaço para eletrônicos com telas que fazem referência a microscópios. As suas formas semelhantes a lentes fornecem superfícies para exibir mercadorias iluminadas por um projeto luminotécnico integrado. Nas áreas internas, a intenção foi de reforçar a sua sensação de espaço aberto e acolhedor, lançando mão do máximo de espaço ao redor das paredes com uma cortina de vidro.

Sobre o artista:


Nascido em 1977, o arquiteto Oki Sato é o nome à frente do escritório Nendo. Um verdadeiro artista, ele coleciona prêmios desde sua graduação em 2002. No seu portfólio figuram o Good Design Award, do Japão, o Red Dot Design Award, da Alemanha e oWallpaper Best Domestic Design, da Inglaterra, entre outros. O trabalho de Sato é de alto impacto, mas seus traços são bastante sutis e delicados. Como designer, ele já teve obras expostas no Museu de Arte Moderna de Nova York, noMusee des Arts Decoratifs e Centre Pompidou, em Paris, e Victoria and Albert Museum, em Londres.