Cidade do futuro

Conheça a incrível cidade Holandesa que prova que o ideal sustentável é possível

Publicado em: 25/07/2016
Já imaginou uma cidade inteira capaz de permitir uma vida autossuficiente a seus moradores? Isso quer dizer que além de produzir a própria energia e de captar a água das chuvas e do solo, as residências têm ainda um sistema de hortas que viabiliza a produção de comida. Esse é o projeto da cidade de Almere, situada a 25 minutos de Amsterdam. Lá, serão construídas 100 casas em um terreno de 15.500 m². Para dar forma ao projeto, chamaram o escritório de arquitetura dinamarquês EFFEKT.



Além de casas e edifício comunitários, a vila contará com estacionamento com pontos para carregar carros elétricos, horta de produtos sazonais, estufas com fazendas verticais para o cultivo de frutas e vegetais, áreas para gado e outros animais, caixa de água que armazena a água recolhida, assim como uma central elétrica exclusiva para a comunidade, capaz de gerar a energia de forma eficiente. Existirão também praças públicas e áreas comuns, a exemplo de salas de refeições, entre outros.



Entre a série de tecnologias que serão adotadas para garantir a funcionalidade do projeto, algumas merecem destaque. Frutas e vegetais, por exemplo, serão cultivados em fazendas verticais utilizando métodos aquapônicos e aeropônicos. Já para o abastecimento de energia, serão usados processos como geotermia, energia solar e eólica e métodos de biomassa. Para melhor aproveitar os recursos, as casas serão pré-fabricadas e contarão com uma “segunda pele” de vidro, o que permitirá a criação de um jardim de inverno particular para proteger o interior do clima frio e úmido da região.



O cronograma prevê que a comunidade esteja pronta em 2017. Entre os pontos que compreendem melhorias ao mundo e à humanidade estão o controle da escassez de recursos, da fome em determinadas partes do mundo, a redução das emissões de CO2 e até a diminuição de despesas internas de um município ou país, o que reflete diretamente na economia mundial. Toda essa organização atesta como uma série de ideias sobre sustentabilidade está se concretizando, a nível mundial, para que em um futuro não tão distante mais pessoas tenham acesso a esse conceito.