São Paulo no MOMA

Obras de fotógrafos brasileiros entram para o seleto acervo de fotos do Museu de Arte Moderna de Nova York

Publicado em: 25/07/2016


O Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, adquiriu recentemente uma série de 28 obras assinadas por um time de fotógrafos brasileiros. As fotografias mostram São Paulo em um momento de acelerada industrialização, com ousadas composições geométricas com formas urbanas e um novo senso dramático. Os nomes que agora figuram no acervo do museu são de Paulo Pires, José Yalenti, Ademar Manarini, Eduardo Salvatore, Marcel Giró e Gertrude Autschul.
 
 

Fundado em 1929, ele é atualmente um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do mundo. O acervo dispõe de mais de 150.000 pinturas, esculturas, desenhos, modelos arquitetônicos, imagens, fotografias e peças de design. Além disso, conta ainda com uma livraria e arquivo com cerca de 305.000 livros e ficheiros de mais de 70.000 artistas.



A nova aquisição merece destaque por inúmeros motivos, entre eles o fato de que o MoMA tinha até então apenas 70 fotografias de brasileiros em seu acervo, entre elas obras de Thomaz Farkas, Geraldo de Barros, Sebastião Salgado, Valdir Cruz e Nair Benedicto. A responsável pela seleção foi a curadora de fotografia do museu, Sarah Meister.
 

Foram exaltadas por Meister a linguagem experimental e a criatividade dos artistas, além o fato de que eram um grupo, e não apenas uma pessoa, desenvolvendo esse trabalho naquela época. Quase todos os artistas selecionados pelo MoMA integraram o mítico Cine Foto Clube Bandeirantes, confraria de fotógrafos de vanguarda cujo início remonta a 1939.