Arte de compreender

Obra criada por Martin Creed nos EUA convida à apreciação e ao debate sobre as limitações humanas

Publicado em: 19/07/2016


O Brooklyn Bridge Park, em Nova Iorque, ganhou um letreiro de neon com a palavra Understanding, assinado pelo artista Martin Creed. A obra é tão suntuosa e brilhante que mais parece retirado da Times Square. Mas as intenções do artista vão além da estética. Não à toa, a palavra escolhida por ele – Entendimento em tradução literal –, está diretamente ligada à boa comunicação entre pessoas.



Com cerca de 3 metros de altura e 15 de comprimento, o letreiro gira 360 graus, mudando constantemente a perspectiva dos visitantes sobre o trabalho. O feixe se move em velocidades variadas, o ritmo é determinado por um programa computadorizado concebido pelo artista. A obra foi concebida em um espaço social, de modo que tem acesso à plataforma em que ela está firmada. Nada mais que um convite à apreciação da vista e ao debate sobre a compreensão humana.



Essa é a terceira criação do artista com texto rotativo. Em 2011 ele criou Work nº 1357, Mothers, escultura exposta na galeria Hauser & Wirth, de Londres, antes de ser instalada no exterior do Museu de Arte Contemporânea de Chicago. A mais nova criação de Creed permanece exposta ao público até o dia 23 de outubro de 2016, podendo ser vista inclusive do outro lado do East River.



Sobre o artista:

Um dos artistas contemporâneos mais aclamados da Grã-Bretanha e vencedor do prêmio Turner em 2001, Martin Creed trabalha em uma grande variedade de materiais, incluindo escultura, pintura, instalação, coreografia e música. O artista é conhecido por criar obras que questionam a definição de arte com uma abordagem lúdica e conceito minimalista. Uma de suas peças de maior repercussão foi criada para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, intitulada como Work nº 1197, All the Bells in a Country Rung as Quickly and Loudly as Possible for Three Minutes.