Floresta, capela, céu e mar

Projeto em meio à natureza busca a espiritualidade por meio de soluções construtivas e conceitos simples

Publicado em: 05/07/2016


Umas construções sistematizadas, com forte apelo conceitual e uma simplicidade que é a essência do lugar tornaram-se as marcas dessa pequena capela no Joá, zona oeste do Rio de Janeiro. Assinado pelo escritório Bernardes Arquitetura em 2014, o projeto segue paralelo ao mar em um terreno de declive acentuado e mata densa. Construída predominantemente em aço, madeira e vidro, a obra foi erguida em apenas um mês para comportar pequenas cerimônias familiares.
 

A Capela Joá, como foi batizada, localiza-se sobre um deque de madeira triangular, disposto sobre duas vigas que se apoiam na parte mais alta do terreno. O ponto é estratégico também por se beneficiar de uma abertura entre as árvores e proporcionar uma vista deslumbrante para o mar. O grande pilar metálico que sustenta um dos vértices transforma-se na cruz que emoldurada o horizonte.



Na intenção de proteger a madeira e amenizar o impacto da inserção arquitetônica, as faces da construção são revestidas de vidro por fora dos pórticos, o que faz o bloco refletir suavemente as árvores do entorno. Do interior da Capela, a percepção da floresta é possível nos intervalos da sequência ritmada de pórticos, que funcionam como brises. Estes aumentam gradativamente em altura e orientam o olhar para o oceano.
 

Com design que abraça a natureza e absorve a mansidão do céu e do mar, o lugar ganhou status de espaço cuja simplicidade conceitual potencializa a experiência sensorial daqueles que buscam o silêncio e a reflexão.