Retrato social

Projeto que mescla fotografia e artes plásticas pretende impactar crianças carentes

Publicado em: 27/06/2016
Está em exibição na Galeria Luis Maluf Art Lab, em São Paulo, o projeto How do I Feel Today, que reúne 365 fotos da modelo Nathalie Edenburg feitas pelo fotógrafo Rogério Mesquita, e que receberam intervenções diversas com lápis, aquarela, entre outros materiais, feitas pela própria modelo. A intenção da dupla foi registrar em fotografias posteriormente pintadas, o humor diário da jovem beldade no período de um ano.


A ideia surgiu no clube de arte Tofiq house, na capital paulista, criado no estilo das Soho Houses, onde artistas e apreciadores se reúnem em eventos sociais, fomentando o nascimento de ações colaborativas no meio artístico. Foi neste ambiente que o fotógrafo Rogério Mesquita e a modelo Nathalie Edenburg se conheceram e decidiram dar vida a essa forma de retratar os sentimentos.
O projeto, que hoje é exibido na galeria, ganhou novas dimensões com o interesse dos seus participantes em levar o acesso à cultura para comunidades carentes, conta Rogério. No início, foram organizadas pequenas mostras com cunho filantróprico, onde se arrecadavam livros para serem doados a comunidades, como a do Capão Redondo.

 
 

No entanto, o desejo de promover o contato com a arte motivou a modelo a ir diretamente a bairros carentes da capital paulistana para repassar a forma como buscou retratar seus sentimentos durante o projeto. Assim, as crianças envolvidas eram fotografadas e estimuladas a fazer as intervenções artísticas em suas fotos. “Nossa meta é impactar 1500 crianças. Se desse total, ao menos 100 delas forem contagiadas pelo fazer artístico, teremos contribuído para dar um novo ponto de vista a pessoas que vivem tão distantes das galerias de arte”, reflete Rogério.


 

Atualmente, o fotógrafo se estabeleceu em Nova Iorque em busca de novos projetos profissionais. Contando com 23 anos de carreira, marcados por registrar importantes campanhas, dentre elas L`Oréal e Garnier, e capas icônicas das revistas Elle, TPM e Trip, Rogério alça agora um de seus maiores desafios em solo norte-americano. Seu trabalho artístico está presente na galeria Leonard-Tourné, que logo receberá novas instalações no Tribeca, e em exposição em galerias de Budapeste e de Goiânia, onde é possível adquirir seus registros na galeria Tabriz.

 

Recentemente, ele iniciou um projeto com o artista francês Ludovic Thiriez intitulado Rebirth of Venus, que traz fotografias em preto e branco de 1.65 X 1.10, que recebem intervenções à óleo do artista francês Ludovic Thiriez. “O resultado ficou impressionante. Impacta pelo tamanho e pela combinação da fotografia com as pinturas feitas por Ludovic”, orgulha-se Rogério.


Sobre Rogério Mesquita:
Rogério Mesquita integra a lista de fotógrafos mais proeminentes do Brasil. Sua versatilidade lhe permite trabalhar com fotografia de arte, retratos, moda e anúncios publicitários. Parceria firmada com as principais agências de publicidade brasileiras lhe permitiu fotografar campanhas para clientes como L´Oreal, Garnier, Dove, LG, dentre outras. Sua inserção no meio audiovisual conferiu um lugar no ranking dos dez melhores comerciais do mundo pela AdNews em 2014, rendendo-lhe o prêmio bronze para Publicidade Criativa em Portugal. Desde setembro de 2015, Rogério se estabeleceu em Nova Iorque, onde tem trabalhos divulgados na galeria Leonard-Tourné.