Impressionismo nos trilhos

Trens da França trazem obras de arte inspiradas em ícones como Monet

Publicado em: 06/06/2016


O mundo dar artes se tornou um tanto quanto mais acessível, pelo menos na França. Em uma parceria do serviço ferroviário estatal da França com a multinacional 3M, os veículos da linha RER, que leva ao Museu d'Orsay, o Palácio de Versalhes e ao Cinema Gaumont, tiveram suas paredes e tetos adesivados com detalhes arquitetônicos dos três monumentos. Os famosos vitrais do Museu d'Orsay, por exemplo, estão entre as obras representadas.



Além de agregar beleza e até mesmo uma atmosfera lúdica ao passeio, o projeto reflete os laços entre as ferrovias e a arte. Muitas das paisagens vistas por quem viaja pelos trilhos franceses serviram de inspiração para muitos artistas retratados nos painéis. Curiosamente, o Museu d’Orsay começou sua história como uma estação de trem, antes de se tornar um espaço destinado à arte.



A ação inclui ainda uma imitação da arquitetura do palácio de Versalhes, imagens históricas da companhia francesa de cinema Gaumont e reproduções de obras emblemáticas como “O Louvre: manhã, sol” (1901), de Camille Pissarro, e “Nenúfares” (1904), de Claude Monet. Um resultado positivo e rápido do projeto foi a diminuição do vandalismo no interior dos vagões.