Palácio de cristal

Chanel inova ao adotar fachada com tijolos de vidro

Publicado em: 30/05/2016
A nova loja da Chanel, em Amsterdam foi instalada em plena PC Hooftrstraat, endereço de luxo na capital holandesa. Em meio a um quarteirão de prédios históricos, o escritório MVRDV assumiu o compromisso de manter o padrão arquitetônico clássico do local, promovendo a reconstrução de um edifício com fachadas originais de época, mas que trouxeram o vidro como componente inovador e extremamente contemporâneo. O resultado foi batizado de Crystal Houses Amsterdam e chamou a atenção de arquitetos e apreciadores ao redor do mundo.



Ao todo, a grife francesa dispõe de 620 metros quadrados de área de venda, e outros 220 metros quadrados reservados para residências. Para cumprir o desafio de manter a unidade arquitetônica da quadra, os arquitetos projetaram grande parte da fachada fazendo uso de tijolos, esquadrias e vigas de vidro.



Conforme a construção vai evoluindo, os tijolos de vidro são substituídos pelos modelos tradicionais até chegar ao topo mantendo a mesma linguagem das construções vizinhas. O resultado foi a inserção da modernidade sem perder a unidade histórica de todo quarteirão.



Lidar com a matéria-prima em vidro exigiu da equipe precisão e habilidade extrema. Devido à sua sensibilidade, seu uso só foi recomendado após a conclusão de uma pesquisa realizada pela Universidade de Tecnologia de Delf, que comprovou sua resistência e desenvolveu uma técnica inovadora para sua aplicação, ao adotar o uso de uma fita transparente para cimentar os tijolos sem uso de argamassa. O resultado final sugere que os vidros estão unidos um ao outro por simples encaixe, sem deixar resquícios.



Veja a seguir um making off do processo construtivo da Crystal Houses Amsterdam: