Minimalismo japonês

Empresa desenvolve pequenas moradias pré-fabricadas visando funcionalidade, conforto e preços acessíveis

Publicado em: 23/05/2016
Espaço é uma questão primordial no que diz respeito a qualquer projeto de arquitetura e design. E também um dos pontos que mais afetam uma obra, principalmente nos grandes centros urbanos. Pensando nesses quesitos, a empresa japonesa Muji desenvolveu uma coleção com três casas pré-fabricadas de estilo minimalista e preços mais acessíveis. Além da praticidade, a solução da empresa ainda alia a tendência de imóveis pré-fabricados com o conceito das tiny houses, casas pequenas e minimalistas muito populares atualmente.

O projeto, lançado na última Tokyo Design Week, é uma parceria da Muji com os designers japoneses Naoto Fukasawa, Jasper Morrison, e Konstantin Grcic, de modo que cada um assina uma das moradias. Cada um dos profissionais teve o desafio de desenvolver uma construção pensando em uma casa de campo de fácil transporte e com foco na boa utilização do espaço.

Apesar das tiny houses convencionais serem moradias que fornecem o básico para se viver, as casas da Muji despontam por uma atmosfera mais confortável, com espaços mais amplos e funcionais. Há também uma preocupação ecológica que envolve as obras, que serão construídas com materiais baratos e sustentáveis, como cortiça, alumínio e madeira. Com lançamento previsto para 2017, o projeto aproveita um momento em que a procura por apartamentos individuais cresceu 40% no Japão, de acordo com o jornal britânico Independent.

As casas

Toda em cortiça e madeira no interior, a casa de Jasper Morrison é acolhedora e remete diretamente à simplicidade do campo, com atmosfera rústica e prática.





Naoto Fukasawa contempla a natureza com sua parede de vidro com ares de moldura devido à madeira rústica que predomina no seu interior. Destaque para o fogão de ferro fundido que deixou o espaço mais charmoso.





No projeto de Konstantin Grcic, a iluminação é a menina dos olhos. A casa tem seu exterior em alumínio, grandes janelas de madeira para entrada da luz natural e papel para cobrir a fachada do sobrado.




COMENTÁRIOS

  • Marcia Castilho - 04/01/2021 19h44
    Olá... poderia, porfavor fazer o orçamento da casa já pronta?
  • Cris Guizelini - 29/05/2016 21h46
    Ola Como poderia fazer orcamento de casa pre fabricada com vcs?

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.