Uma viagem pela Mostra Artefacto Goiânia 2016

Edição 2016 da mostra celebra os 40 anos da marca com 13 ambientes inspirados nos destinos mais cobiçados do mundo

Publicado em: 23/05/2016
Nova Iorque, Milão, Londres e mais alguns dos destinos mais desejados de todo o mundo se encontram na Mostra Artefacto Goiânia 2016. Celebrando o aniversário de 40 anos da marca, os 13 ambientes dessa edição foram inspirados em lugares para lá de cobiçados. Alguns dos profissionais mais renomados da arquitetura, do paisagismo e do design de interiores da capital goiana assinam com bom gosto e maestria espaços elegantes, confortáveis e funcionais. Com entrada franca, na Avenida 136, no Setor Marista, a ideia da exposição é permitir-se viajar sem sair do lugar! Confira os grandes destaques da Mostra Artefacto Goiânia 2016:

Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro – Bordeaux



O arquiteto Pedro Ernesto Gualberto e a designer Leandra Castro foram buscar na região francesa de Bordeaux a inspiração para o seu espaço na Mostra Artefacto Goiânia 2016. Na intenção de criar uma área social de uma casa de campo do interior da França, o casal desenvolveu uma suntuosa sala de jantar e estar. “O grande conceito do espaço é a junção entre simplicidade e sofisticação”, enfatizam. Materiais como madeira e couro predominam em meio a um mobiliário elegante e primordialmente clássico, com destaque para as cadeiras Jey e a mesa de jantar Indian. As imponentes poltronas Elisabeth foram dispostas ao redor da mesa de jantar Catalan, gerando um ambiente confortável e arrojado ao mesmo tempo. “Bordeaux é uma região onde são produzidos os melhores vinhos do mundo, por isso um espaço despojado e agradável para receber os amigos”, garantem. Tons neutros deixam a atmosfera suave e contrastam da cor bordô de uma das paredes.

Kerley Melo – Londres



Uma viagem recente à Londres foi o que motivou a arquiteta Kerley Melo a homenagear a capital britânica com seu ambiente na Mostra Artefacto Goiânia 2016. Para tanto, a profissional aliou tons terrosos a cores neutras em um mobiliário imponente e aconchegante. “Eu optei por tons mais masculinos para remeter ao luxo e ao glamour característicos de Londres”, conta. Ela ainda fez uso da cabeceira Conrad, revestida com tecido aveludado, e inseriu duas cômodas Greta com gavetas cobertas com tecido que remete a couro de cobra. Conforto e praticidade dão o tom do quarto, e pensando nisso ela criou uma pequena área de trabalho que deixou o espaço ainda mais sóbrio e funcional. “Eu quis transmitir que é possível aliar luxo a conforto”, arremata.

Fabíola Naoum e Wilker Godói – Carmel



A dupla Fabíola Naoum e Wilker Godói se inspirou na charmosa Carmel, nos Estados Unidos, para compor sua varanda na Mostra Artefacto Goiânia 2016. Com estilo praiano e sofisticado, o espaço mescla áreas de estar e jantar, misturando também luxo e despojamento. “Para deixar o ambiente elegante e confortável, optamos por um mobiliário mais descontraído”, enfatiza a dupla. Na pequena sala, a descontração das poltronas e do banco Mandarin faz um contraponto com o design luxuoso do sofá Morrison e da mesa de centro Kea. No espaço destinado às refeições, os dois promoveram o casamento perfeito entre a mesa de jantar Bloom e as cadeiras Easy. Ainda seguindo referências praianas, os profissionais criaram um gradeado de ripas de madeira para as paredes. “E inserimos um tecido de linho como revestimento na parede sob o ripamento de madeira”, complementam. Sobre a escolha da cidade, não foi ao acaso, trata-se de um ponto de parada obrigatória na Califórnia, como garantem os arquitetos.

Fátima Mesquita e Márcia Albiéri – Goiânia



Responsáveis pela vitrine da Mostra Artefacto Goiânia 2016, as designers Fátima Mesquita e Márcia Albieri criaram uma varanda convidativa, inspirada em Goiânia. “Nossa primeira intenção foi de representar a cidade em que vivemos”, enfatizam. Com pegada de lounge, o ambiente da dupla destaca peças sofisticadas em uma atmosfera suave, de cotidiano. “Como Goiânia é uma cidade quente, decidimos fazer uma varanda, mas com ares sofisticados”, explica a dupla. Em uma das áreas, a cor neutra dos módulos Cage e das mesas componíveis Artic contrastam com o tom avermelhado do revestimento da parede, que reproduz tijolos mais rústicos. Elas ainda utilizaram as mesas laterais Moon para compor uma espécie de bar, que deixou o clima do lugar mais despojado e informal. “A madeira é muito característica do povo goiano, assim como o paisagismo. O aconchego também é uma sensação muito forte da nossa região”, enumeram as profissionais.

Doriselma Mariotto – Istambul



Seu fascínio por Istambul fez com que a designer de interiores Doriselma Mariotto resolvesse homenagear a cidade com seu ambiente. “Eu tenho uma preocupação em todos os meus projetos de transmitir conforto, assim como atemporalidade, e com este não foi diferente”, frisa. Desse modo, a profissional integrou living e sala de jantar com parcimônia, destacando um mobiliário leve e tons neutros, para evidenciar o layout harmônico do lugar. Uma parede revestida com o mármore Ice Armani propiciou uma combinação agradável com as poltronas Sin e a mesa lateral Cero. Segundo ela, as obras de arte foram importantes para remeter a Istambul. Na área de jantar, Doriselma apostou na mesa de jantar Catalan, cuja base amarronzada e com design recortado é a responsável por quebrar a brancura do ambiente e trazer um pouco do visual ocre predominante na paisagem da Turquia. “É um ambiente desejável, que as pessoas vão querer para elas”, afirma a profissional, que ainda garante ter conseguido promover uma identificação dos goianos com a cidade turca.

Fabiana Bellini – Milão



Inspirada em Milão, a paisagista Fabiana Bellini criou um ambiente que devolve inspiração para quem o visita. Com áreas externa e interna, a varanda é serena, confortável e mistura com delicadeza o clássico e o contemporâneo, o antigo e o novo. A profissional evidenciou o diálogo entre natureza e design com a integração de duas poltronas St. Bart e a mesa lateral Mali à frondosa parede de vegetação, na parte externa. Fabiana destaca um elemento rústico inserido por ela, uma grade em madeira voltada para o jardim. “Utilizei madeira tanto no piso e parede para criar uma espécie de caixa que valorizasse os móveis”, explica ela. A escolha minuciosa das peças foi uma forma que ela encontrou para homenagear Milão, conhecida como a Capital do Design. Destaques na área interna, a mesa de jantar Nazca e as cadeiras Athenas deixam o ambiente elegante e sóbrio. “Eu queria um ambiente aconchegante, com bastante verde, que convidasse as pessoas a entrar e permanecer ali”, garante.

Giovanna Guerra – Roma



Com A Criação de Adão, uma das mais conhecidas obras de Michelangelo e que faz parte do teto da Capela Sistina, no Vaticano, em uma das paredes do seu ambiente, a designer Giovanna Guerra indiscutivelmente reverencia Roma. Um mobiliário clean e intimista, tecidos naturais, como o linho, e a transparência do vidro em conjunto com metal dourado prevalecem emplacando uma atmosfera suave. “Eu quis representar dentro do quarto a verdadeira arte do amor”, garante. Para dar amplitude ao ambiente, a profissional apostou em um grande espelho de metal dourado na parede oposta à da imagem. Destaque para a ideia da designer de colocar um pufe Cage entre duas poltronas do mesmo modelo bem em frente à janela fictícia. “Foi uma forma de estimular o convívio do casal e fazer com que a natureza da paisagem se integre para dentro do projeto”, enfatiza a profissional.

Dalson Pereira – Brasília



Os tons neutros e traços retos de sala de estar de Dalson Pereira na Mostra Artefacto Goiânia 2016 foram inspirados em Brasília. Um décor contemporâneo harmonizado com referências retrô fez do espaço mais charmoso. “Tudo ali remete ao meu trabalho, como a brincadeira com as texturas, contrastes de tecidos e revestimentos”, enumera ele.  Na parede em que foram colocadas duas estantes Austin, por exemplo, ele dispôs com leveza quadros e esculturas de artistas ligados ao local, como Athos Bulcão. Diferentes variações de cinza deram uma unidade sóbria e ao mesmo tempo suave ao projeto. “Leveza é a característica que predomina”, enfatiza o profissional. Destaque para a poltrona Basile com revestimento de couro envelhecido, ponto de total aconchego!

Alexandre Milhomem – Miami



O arquiteto Alexandre Milhomem norteou seu projeto na Mostra Artefacto Goiânia 2016 a partir do requinte praiano de Miami e sua força cosmopolita. A varanda convidativa criada por ele evidencia as quatro poltronas Rigel, feitas com fibras naturais entremeadas em uma estrutura de metal. Privilegiando tons neutros, o profissional deixou as cores ganharem força com as plantas espalhadas por todo o ambiente, assim como o azul, que remete ao mar. A atmosfera criada por ele evidencia um cenário relaxante e envolvente. “O que eu quis transmitir é essa liberdade de poder fazer o que se deseja, tanto em casa quanto na vida”, conclui.

Anna Paula Melo – Nova Iorque



Memórias pessoais da arquiteta Anna Paula Melo fizeram com que ela recriasse a sua Nova Iorque no seu ambiente na Mostra Artefacto Goiânia 2016. “Todo mundo quer se sentir acolhido. Então, é um espaço com alma, personalidade, e confortável ao mesmo tempo”, afirma. A profissional revestiu as paredes do quarto com material que se assemelha à textura do concreto dos tradicionais lofts nova-iorquinos. Ela mesma pintou a parede atrás da cama, para remeter a um prédio antigo. Mas, sem dúvidas, a protagonista do espaço da arquiteta é a cabeceira Maschio, requintada e suave. Para preservar o minimalismo típico dessas moradias, ela elegeu duas estantes Bloom para colocar objetos decorativos. Ambas as peças foram escolhidas na cor cinza para manter o layout sóbrio e discreto, assim como propiciar uma atmosfera mais masculina.

Sonia Prado – Goiânia



Uma varanda que harmoniza sofisticação, mobiliário acolhedor e elementos rústicos inspirados em Goiânia. As peças feitas com fibras naturais e madeira são as protagonistas do ambiente da designer Sonia Prado: “São materiais que conferem conforto a qualquer projeto”. Na área de estar, a profissional propôs um diálogo criativo entre as poltronas Qoph e a poltrona Bajul. E para criar uma mesa de centro, ela brincou com a versatilidade dos modelos Pandia e Yego. Na área de refeições, a profissional utilizou a coluna de jantar Enzo, com seu visual limpo e que mistura materiais como aço e vidro em sua estrutura. Com o toque da madeira contrastando das cores suaves do restante do mobiliário, o espaço ganhou ares convidativos. “A minha intenção era criar um projeto que despertasse o desejo do convívio familiar, além de transmitir aconchego”, conclui Sonia.

Manoel Balbino e Mônica Torminn Crosara – Veneza



Uma sala de jantar inspirada em Veneza só poderia ser elegante, acolhedora e romântica. Esse é o ambiente de Manoel Balbino e Mônica Torminn Crosara na Mostra Artefacto Goiânia 2016. Um pomposo lustre sobre a mesa de jantar e o tapete felpudo utilizados pelos profissionais deixaram a atmosfera do lugar até mesmo lúdica. “Inserimos esse painel de Veneza assinado pelo fotógrafo Rômulo Fialdini como uma extensão da sala, para destacar a paisagem e dar profundidade ao espaço”, destacam eles, que também utilizaram gravuras de Tarsila do Amaral. A dupla ainda optou pela coluna de jantar Moon, com base amarronzada e tampo transparente. Ao redor dela, seis cadeiras Flicker, revestidas com tecido branco que valoriza o design contemporâneo das peças e ajuda a dialogar com os aparadores Hayden, dispostos simetricamente em cada lado do ambiente. “É um projeto sofisticado sem deixar de lado o estilo contemporâneo”, caracteriza a dupla.

Maurem Françoise – Paris



Uma sala íntima digna da realeza, com toda a sua pompa e delicadeza. A designer Maurem Françoise foi buscar na elegância de Paris a inspiração para conceber um espaço para descanso, refeição e trabalho. Com destaque absoluto para a cama Leeston, cujo dossel de madeira traz extrema sofisticação ao ambiente, os criados-mudos Herzog colocados em dupla e a mesa de jantar Moon colaboram com a atmosfera leve do ambiente. Outro destaque é a mesa de jantar Tacna utilizada como aparador.