NYC Aquatrium

Novo aquário em Nova Iorque vai interagir com as águas do East River

Publicado em: 17/05/2016
O mais novo e ousado aquário de Nova Iorque já teve seu projeto escolhido. E a tarefa não foi nada fácil! Após receber 178 inscrições de arquitetos de 40 países diferentes, o Arch Out Loud divulgou o projeto vencedor: o NYC Aquatrium -, criação do renomado arquiteto italiano Piero Lissoni. O trabalho do profissional chama a atenção pela interação proposta com as águas do East River nos arredores do Queens. Basicamente, o Aquatrium será composto por uma espécie de ilha em dois níveis e se estenderá rio adentro.



Juntamente com os arquitetos Miguel Casal Ribeiro, Mattia Susani e João Silva, Lissoni projetou um sistema dinâmico que permitirá aos visitantes se sentirem como se estivessem entrando na água. Submerso em partes e cercado por películas resistentes de vidro, o espaço terá uma vista completa para o rio, oferecendo uma sensação de mergulho diante da fauna local. Uma rampa com linhas inspiradas em conchas começa no lobby de entrada e conduz os visitantes por um caminho em direção ao nível submerso.



Oito “bolhas” ao longo da rota abrigam espécies marinhas dos oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Antártico, além dos mares do Caribe, Mediterrâneo, da Tasmânia e Vermelho. Um iceberg ao centro representa os Pólos Norte e Sul.



A parte externa concentra uma espécie de calçadão, cercado por água, que se projeta rumo ao rio como uma piscina de borda infinita. Ao centro deste espaço haverá áreas expositivas de biomas do mundo inteiro. À noite, uma concha é fechada envolvendo todo o espaço, criando assim um verdadeiro planetário, que brinda aos presentes com fantásticas projeções.