Galeria a céu aberto

Bairro descolado e moderno de Miami celebra o luxo por meio da contemplação às artes e ao design

Publicado em: 02/05/2016


Reduto da arte, do design e da moda, o Miami Design District é uma espécie de oásis do luxo em Miami. Depois de Nova York e Los Angeles, a cidade representa terceiro maior mercado de luxo dos Estados Unidos e é destino de bem nascidos e viajados de todo o mundo. Pode-se dizer que Craig Robins, criador do Design District 15 anos atrás, foi um visionário ao perceber o potencial da cidade e mais precisamente do bairro. Área abandonada até os anos 1990, hoje o lugar abarca outras experiências aos seus visitantes, desde gastronomia até entretenimento, com o máximo de exclusividade.



A localização do Design District não poderia ser mais estratégica: a cerca de 10 minutos do coração de South Beach e menos ainda de Downtown Miami. Ideal para passeios a pé longe dos tradicionais roteiros de compras de Miami, o bairro como um todo é envolto por uma atmosfera de contemplação. São diversos espaços de arte a cada esquina, verdadeiras galerias ao ar livre. Dividindo espaço com elas, lojas conceito de estilistas como Christian Louboutin, Prada, Louis Vuitton e Hermès, além de butiques e lojas de decoração, bares e restaurantes.



Também por essas ruas, nomes como Zaha Hadid, Marc Newson e Sou Fujimoto, só para citar alguns, espalham-se por meio de suas obras. Retratado por Xavier Veilhan em uma escultura, o arquiteto Le Corbusier parece aprovar o Design District, como se estivesse dando sua bênção, logo na entrada do bairro. Os painéis Fun (Parte 1) e Fun (Parte 2), do artista John Baldessari celebram as coisas simples da vida, como um banho de piscina. Com pegada futurista, a Fly’s Eye Done, desenvolvida por Buckminster Fuller, é uma casa em esfera de fibra de vidro que lembra, intencionalmente, um olho de uma mosca.



No ano passado, o arquiteto japonês Sou Fujimoto inaugurou um prédio de uso misto. Com dois andares, o edifício tem uma fachada com longas placas de vidro e detalhes em diferentes tons de azul, que fazem referência à natureza aquática da região. Craig Robins já declarou que todas essas obras, de certa forma, passam o recado de que a experiência urbana pode e deve ser culturalmente construtiva. O idealizador do Miam Design District ainda garantiu que 12 criações de artistas devem incrementar em breve o bairro. Entre os nomes estão o artista francês Nicolas Buffe e escritórios de arquitetura como Workac e J. Mayers H..