Mostra "Madeira Sustentável – Arquitetura e Design"

Um dos mais importantes arquitetos e designers brasileiros José Zanine Caldas apresenta projetos em Brasília

Publicado em: 26/04/2016


O talento do arquiteto e designer José Zanine Caldas se confunde com a história da arquitetura modernista brasileira, principalmente com a de Brasília. Um dos profissionais mais importantes do ramo no Brasil, Zanine é pautado pelo uso consciente de materiais e a identidade cultural brasileira.


 
No final da década de 60 ele já era um dos arquitetos de maior prestígio do país. De precursor de uma indústria moveleira nos anos 1950, a criador de móveis artesanais nos anos 1970, Zanine se destaca no cenário arquitetônico nacional por explorar as potencialidades construtivas e as qualidades plásticas das madeiras brasileiras. E esse é exatamente o tema da mostra Madeira Sustentável – Arquitetura e Design, uma celebração à vida e a obra do arquiteto e designer José Zanine Caldas, que estará a partir do dia 28 de abril no CasaPark, em Brasília. Com apresentação de documentário na Praça Central, exposição de maquetes originais de projetos residenciais realizados em várias cidades do país, projetos realizados apenas com madeira certificada ao redor do mundo, além de lançamento de livro e apresentação da reedição especial de móveis criados pelo mestre da madeira no Brasil, a mostra apresenta ainda um contraponto à visão das cidades de concreto, com nove maquetes originais de obras em madeira executadas por Zanine Caldas, sendo quatro de obras erguidas em Brasília.


 
Segundo o curador da mostra, Humberto Macêdo, o principal objetivo desta iniciativa é mostrar para a sociedade as possibilidades de uso da madeira certificada em projetos de engenharia e arquitetura, uma vez que seu manejo é reconhecidamente sustentável, por ser tratar de um recurso renovável, com processo produtivo de baixa emissão de poluentes e capacidade de retenção de CO2, um dos responsáveis pelo efeito estufa.



Como parte das celebrações em torno da obra do arquiteto e designer, em parceria com a Hill House, será inaugurada a mostra de móveis criados por José Zanine Caldas e que este ano foram reeditados.  As peças serão conhecidas pelo público antes mesmo de chegar às lojas de todo o país. Farão parte da mostra as Poltronas N e H, a Banqueta X, a Poltrona Cuca e o Revisteiros Nine. As peças em madeira e couro foram criadas na década de 1950 e hoje são consideradas ícones de estilo e design.  O mobiliário de Zanine Caldas ficará em exposição até o dia 1º de maio, no corredor em frente à loja Hill House, no Piso Térreo.  A visitação pode ser feita de segunda a sábado das 10h às 22h, e domingos, das 12h às 20h, até o dia 8 de maio. A entrada é gratuita


Serviço:
“Madeira Sustentável – Arquitetura e Design”
Com as exposições: “José Zanine e a Arquitetura da Madeira”
                                “Madeira na Arquitetura do Século XXI”
                                “Lançamento de Reedições de José Zanine Caldas”
Local: CasaPark
Visitação: De 28 de abril a 8 de maio
Período:  Segunda a sábado, das 10h às 22h
               Domingos, das 12h às 20h

Apresentação do documentário “Zanine – O ser do arquitetar”
De André Horta
Duração: 1h20
Lançamento do livro
Zanini de Zanine – Edições limitadas
Local: Praça Central do CasaPark
Data: 28 de abril, quinta-feira, a partir das 19h