Luminoso da Pepsi vira monumento histórico

Instalada na década de 40, publicidade gigante pode ser vista em boa parte da ilha de Manhattan

Publicado em: 25/04/2016
Após 25 anos de discussão, um grande cartaz luminoso da Pepsi-Cola foi classificado como monumento histórico, em Nova York, nos Estados Unidos. As margens do East River, ele pode ser visto desde a parte leste de Manhattan até dos barcos turísticos que navegam em torno da ilha.



Instalado na década de 40 no telhado de uma fábrica de engarrafamento da Pepsi, em uma área industrial ao longo do rio de Long Island City, o cartaz vermelho - de 37 metros de largura e 18 de altura – tem o logotipo da marca da época e pontos em neon integrados nas letras de aço e porcelana, junto à silhueta de uma imensa garrafa de Pepsi.



Em 1993 ele foi restaurado após uma tempestade. No ano de 1999 a fábrica foi vendida, logo após, em 2001, ela foi demolida, mas o luminoso foi reinstalado a alguns metros do local original em 1998, ano em que se iniciaram as negociações para que ele fosse considerado um monumento histórico, que finalizaram neste mês de abril, com voto unânime dos membros da comissão municipal de monumentos históricos.



Imagens do cartaz foram registradas em vários filmes, entre eles "Munique", de Steven Spielberg (2005) e "A Intérprete", de Sydney Pollack (2005).