Legado escultural

Coleção de joias desenhada por Zaha Hadid foi inspirada em uma de suas obras e chega às lojas em setembro

Publicado em: 12/04/2016
Zaha Hadid, falecida no final do mês de março deste ano, deixou um último trabalho já com ares de homenagem, coincidentemente. A consagrada arquiteta desenvolveu uma coleção para a joalheira dinamarquesa George Jensen, tendo como base de inspiração o complexo Galaxy Soho, com três torres comerciais, localizado no distrito de Wangjing, perto de Pequim, na China.



A linha, intitulada Lamellae, foi lançada oficialmente na Baseworld, ainda em março, e conta com cinco anéis e três pulseiras de prata fina com banho de ródio e diamantes negros. Inaugurado em 2014, o Galaxy Soho destaca-se por ser composição de cinco volumes separados, fluidos e contínuos, interligados por passarelas alongadas. Foi justamente sua composição escultural que serviu de inspiração para as joias.



Esta não havia sido a primeira vez que Zaha Hadid havia se aventurado pelo mundo da joalheria. A arquiteta já havia feito colaborações com a austríaca Swarovski, em 2010, e com a suíça Caspita, em 2014. As peças da Lamellae só chegam às lojas em setembro deste ano.


Sobre a arquiteta
Conhecida como a Rainha das Curvas por seus projetos conceituais, Zaha Hadid formou-se primeiramente em matemática na Universidade Americana de Beirute e depois cursou arquitetura na Architectural Association de Londres, onde tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. Em 1979, passou a estabelecer prática profissional própria em Londres e já na década de 80 lecionou na Architectural Association. Inicialmente, ela ficou conhecida como 'a arquiteta que não conseguia executar seus projetos', extremamente complexos e conceituais, mas nos anos 2000 conquistou o mundo em uma rápida expansão com suas construções icônicas. Entre seus trabalhos mais famosos estão o Centro Aquático de Londres e o constroverso anexo para o Serpetine Sackler Gallery.